Bol d’Or 2023 – Pedro Nuno e Team Bolliger qualificam em 14º. A “pole” é da BMW Motorrad

Pedro Nuno e Team Bolliger arrancam de 14º no Bol d’Or. A BMW Motorrad World Endurance está na “pole”. Título para ser decidido nesta ronda!

pedro nuno

O Mundial de Resistência FIM prepara-se para fechar mais uma temporada de muita ação e intensidade este fim de semana, com a realização de mais uma edição do Bol d’Or. Esta icónica prova de resistência terá a duração de 24 horas, tendo o magnífico circuito de Paul Ricard com cenário de uma luta titânica pelo título de 2023, com várias equipas ainda a poderem ser campeãs, e com o português Pedro Nuno a ser um dos destaques.

Pedro Nuno, recordamos, compete pela equipa privada Team Bolliger Switzerland #8, juntamente com os companheiros de equipa Nico Thoni e Marcel Brenner, dividindo com eles os comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10RR, na estrutura liderada por Kevin Bolliger e que espera fechar uma temporada complicada da melhor forma.

Na qualificação para este Bol d’Or, Pedro Nuno sofreu uma queda bastante forte na famosa e extremamente longa reta Mistral.

A mais de 250 km/h sofreu uma queda que envolveu ainda outro piloto, e mesmo não tendo ficado afetado em termos físicos, pelo menos de forma a estar impedido de competir, Pedro Nuno acabou por ver a sua qualificação terminar de forma abrupta e sem conseguir demonstrar as boas indicações que deu no treino noturno.

pedro nunoNesse treino noturno, uma parte sempre importante numa corrida de 24 horas como é o Bol d’Or, o piloto português do Team Bolliger Switzerland #8 foi o sexto mais rápido em pista no seu grupo, pelo que se espera que se a moto japonesa da equipa suíça estiver em condições – apresentou alguns problemas de motor nos treinos livres – o Pedro Nuno consiga estar em posições de destaque como já conseguiu noutras edições do Bol d’Or e do Mundial de Resistência FIM.

Infelizmente, a equipa foi penalizada com um “stop & go” de 30 segundos, que os irá atrasar um pouco mais na corrida.

Tendo isto em conta, Pedro Nuno e o Team Bolliger vão arrancar para esta ronda final da temporada da 14ª posição na grelha de partida, sendo que a “pole position” ficou na posse da equipa oficial BMW Motorrad World Endurance Team.

Aqui ficam as declarações do Pedro Nuno após a qualificação do Bol d’Or:

“Não era a QP que queríamos. Quando vinha em volta rápida não consegui evitar uma forte queda a + 250km/h com outro piloto. Felizmente saí ileso, mas a equipa sofreu uma penalização de 30s Stop and Go sem termos culpa do que aconteceu. Pelo menos tive um bom ritmo ontem à noite durante o treino noturno. Cabeça baixa e focado na corrida!”, reagiu assim o piloto luso.

pedro nunoQuanto aos mais rápidos e à luta pelo título, a BMW M 1000 RR, equipada com pneus Dunlop, superiorizou-se a todos os rivais, com a Yoshimura SERT Motul a ser segunda mais rápida em qualificação neste Bol d’Or, enquanto os campeões e líderes do campeonato, a FCC TSR Honda France, conseguem ser terceiros em qualificação e estão por isso em boa posição para iniciar a batalha pela revalidação do seu título.

Nessa batalha entram de forma mais direta a Yamalube YART Yamaha que não foi além do quarto lugar na qualificação e está a 14 pontos da liderança da FCC TSR Honda France, enquanto a BMW Motorrad World Endurance Team, com os cinco pontos conquistados graças à “pole”, encontra-se agora a apenas 36 pontos dos líderes do Mundial de Resistência FIM.

A corrida tem início pelas 14H00 de Portugal Continental terminando 24 horas depois.

Os fãs portugueses que queiram assistir ao desenrolar da prova decisiva desta temporada, e dar uma força extra ao português Pedro Nuno, podem fazê-lo, pois, o canal Eurosport 2 vai ter transmissão em direto do Bol d’Or nos seguintes horários:

– sábado 16 de setembro: das 13H30 às 23H00

– domingo 17 de setembro: das 05H00 às 14H30

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do Mundial de Resistência FIM, com especial destaque para as prestações do piloto português Pedro Nuno e do Team Bolliger Switzerland #8. A não perder!