Bonneville Motorcycle Speed Trials 2022 cancelada

As condições climatéricas levaram a inundações que impedem a realização dos Bonneville Motorcycle Speed Trials 2022.

Bonneville Motorcycle Speed Trials

Os viciados em velocidade esperam todos os anos pela realização das tentativas de recorde no lago salgado de Bonneville. Mas este ano as condições climatéricas obrigaram a organização dos Bonneville Motorcycle Speed Trials 2022 a cancelar o evento a poucos dias da sua realização. A causa do cancelamento? Uma inundação do lago salgado!

Delvene Reber, organizador do evento que deveria realizar-se de 27 de agosto a 1 de setembro, foi obrigado a tomar esta decisão depois de ter verificado o estado em que se encontra o lago salgado. Chuvas intensas naquela região do estado americano do Utah deixou a zona onde se realizam as tentativas de recorde de velocidade coberta por uma camada de água.

Ora, como bem sabemos, a superfície do lago salgado tem de estar seca para que as motos (e outros veículos) consigam circular à sua velocidade máxima, num espetáculo recheado de adrenalina e muitos recordes.

Bonneville Motorcycle Speed TrialsReber ainda pensou em aguardar mais alguns dias para anunciar a sua decisão, sempre na esperança que o lago secasse. Mas a situação que encontrou na mais recente visita ao lago salgado de Bonneville permitiu confirmar que não existem condições para a realização dos Bonneville Motorcycle Speed Trials, até porque, mesmo que não chova nos próximos dias, será impossível que a superfície de sal fique suficientemente seca.

A situação já foi comunicada à Federação Internacional de Motociclismo, que através da sua Comissão de Corridas confirmou que este ano não teremos tentativas de bater recordes de velocidade em motos.

“Estamos todos dececionados pelo facto de termos sido obrigados a cancelar. Passámos mais de um ano a preparar para este evento e a investir em melhorias. Este ano estávamos a preparar melhorias para a condução que incluem novas bandeiras ou melhorias na linha da pista, entre outras”, afirma Delvene Reber.

Bonneville Motorcycle Speed TrialsEsta não é a primeira vez que os Bonneville Motorcycle Speed Trials têm de ser cancelados devido às inundações. Já nos anos de 2014, 2015 ou 2020 o mesmo aconteceu, e também devido às inundações.

Porém, a realização destes eventos tão especiais e que atraem tantos aficionados da adrenalina provocada pela velocidade extrema, está também em risco devido a fatores diretamente relacionados com atividade humana na zona, nomeadamente mineração.

O equilíbrio ambiental do lago de Bonneville é fulcral para que a superfície salgada não fique destruída. Devido à atividade humana e ao desaparecimento de sal em grandes quantidades, por diversas vezes foi necessário repor, de forma artificial, o sal no lago.

Recordamos que não só o lago deve estar seco para que as motos e outros veículos possam ali circular, como a superfície salgada tem de ter uma espessura mínima.

Resta agora esperar que em 2023 a estabilidade das condições permita realizar novamente os Bonneville Motorcycle Speed Trials.