Brabec lidera resposta da Honda no Dakar

Ricky Brabec liderou a resposta da Honda no terceiro dia do Dakar 2020.

Depois de duas vitórias da KTM, a primeira com Price e a segunda com o ‘Ferrari do Kalahari’, Ross Branch, o terceiro dia do Dakar viu finalmente a Honda conseguir a sua primeira vitória nesta edição da prova. Foi pelas mãos de Ricky Brabec que chegou o primeiro sucesso no Dakar saudita depois de 404 quilómetros de especial que fecharam a primeira ‘Super Maratona’ do Dakar.

O piloto norte-americano – que arrancou na 12ª posição – saltou para o comando logo nos primeiros quilómetros e não mais largou o posto de comandante até ao final do dia, batendo na linha de chegada o seu colega de equipa José Ignácio Cornejo e Joan Barreda, o primeiro por nove minutos e meio e o segundo por mais de 13 minutos.

A melhor das KTM foi guiada por Luciano Benevides que hoje trocou com o irmão Kevin, o quarto na chegada a Neom, a cidade que muito em breve quer receber uma prova de Fórmula 1. Um dia onde a Honda arrasou e onde muitas aspirações se afundaram, entre elas as de Adrien Van Beveren, que caiu e abandonou, ou Paulo Gonçalves, parado ao quilómetro trinta com a embraiagem da sua Hero a acusar o esforço.

Globalmente a Honda elevou ao estatuto de comandantes os seus quatro pilotos ainda em prova – Aaron Maré já abandonou – e coloca sobre pressão os homens da KTM num Dakar que teve para já três vencedores distintos e três comandantes igualmente diferentes na geral.

Classificação Etapa 3

1º Ricky Brabec – Honda com 4h08m23s

2º José Ignácio Cornejo – Honda a 9m39s

3º Joan Barreda – Honda a 13m16s

4º Luciano Benevides – KTM a 17m54s

5º Kevin Benevides – Honda a 18m51s

Classificação após a Etapa 3

1º Ricky Brabec – Honda com 11h17m56s

2º José Ignácio Cornejo – Honda a 15m52s

3º Joan Barreda – Honda a 15m14s

4º Kevin Benevides – Honda a 16m12s

5º Matthias Walkner – KTM a 17m56s