Brembo adquire 100% do capital da Öhlins!

A Brembo expande o portfólio adquirindo os especialistas em suspensões Öhlins. O negócio ascende aos 405 milhões de dólares.

öhlins

Esta sexta-feira 11 de outubro amanheceu com uma notícia surpreendente: a Brembo adquiriu 100% de capital da Öhlins! Duas marcas gigantes no mundo das duas rodas (e não só), passam a estar sob a mesma direção, reforçando a posição da marca italiana como um verdadeiro ‘aglomerado’ de “know-how” no que ao mundo da competição diz respeito.

A operação que resultará, caso o processo legal se conclua nos primeiros meses de 2025, como previsto, na aquisição da Öhlins, está avaliado em qualquer coisa como 405 milhões de dólares americanos (cerca de 370 milhões de euros), um valor que coloca a aquisição dos especialistas suecos em suspensões como o maior negócio alguma vez realizado pela Brembo na sua história.

Refira-se que o grupo Brembo anunciou também que o pagamento do valor referente à aquisição da Öhlins será realizado recorrendo à liquidez disponível nos ‘cofres’ do grupo. Isto significa que não só a Brembo tem, por si só, o poderio financeiro para realizar esta operação sem recorrer a soluções financeiras externas, como revela a solidez das contas do grupo italiano.

öhlins

Para a Brembo conseguir realizar esta aquisição especial foi necessário negociar com a Tenneco, sociedade que pertence ao portfólio do fundo Apollo Global Management.

No comunicado que oficializa toda a operação, Matteo Tiraboschi, presidente executivo da Brembo, refere que “A Öhlins é perfeita para a Brembo. É uma marca conhecida em todo o mundo, com um negócio sólido e uma reputação sem igual, seja nas pistas ou na estrada. A inclusão da Öhlins no grupo é uma grande oportunidade para expandir a nossa oferta no mercado motorizado. Com esta aquisição damos um passo importante na nossa estratégia de disponibilizar aos nossos clientes soluções integradas e inteligentes, desfrutando de sinergias para alguns dos principais elementos-chave de um veículo”.

A Öhlins foi fundada em 1976 na Suécia e mantém a sua sede em Upplands Väsby.

Conhecida pelas suas suspensões de competição, a marca ‘dourada’ – referência à coloração habitual das suas bainhas da forquilha ou amortecedores – tem uma grande presença em MotoGP ou no Mundial Superbike. No mundo da competição automóvel é também um nome de ‘peso’.

Conta com duas fábricas, uma na Suécia e outra na Tailândia, e emprega 500 pessoas. Nesses dois países conta ainda com centros de pesquisa e desenvolvimento, aos quais temos ainda de adicionar quatro centros ligados à parte comercial do negócio na Suécia, Tailândia, Estados Unidos e Alemanha, países que também acolhem centros de testes dos produtos Öhlins.

Reconhecida pela precisão e qualidades das suas suspensões e outros produtos, a marca sueca tem apostado fortemente na introdução de tecnologia avançada nas diversas soluções que coloca à disposição dos motociclistas. Nomeadamente as suspensões eletrónicas que cada vez mais são utilizadas no mundo das duas rodas.

Por fim, temos de realçar que esta política expansionista por parte da Brembo segue a linha estratégica que se iniciou em 2021, quando adquiriu o fabricante de pastilhas de travão SBS Friction da Dinamarca, depois seguiu-se a J.Juan de Espanha, sem esquecer que o grupo italiano já tinha integrado no seu portfólio a Marchesini, especialista em jantes.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!