As questões ambientais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. E enquanto os grandes fabricantes de motos preparam-se para disponibilizar no mercado mundial propostas amigas do ambiente, os fornecedores de componentes começam também a apostar em projetos mais ecológicos. Esse é o caso da Brembo, que anunciou recentemente as pastilhas de travão Greenance.
Como o próprio nome indica – e o nome, de acordo com a Brembo, é uma mistura entre “Green” (verde) e “Ance” de performance –, estas pastilhas Greenance prometem ser mais amigas do ambiente, adotando tecnologias e materiais “verdes”.
Este é um projeto em que a Brembo aposta em força para os próximos anos, e revela mesmo que a sua gama de pastilhas de travão convencionais, que atualmente qualquer motociclista pode adquirir e utilizar na sua moto, será substituída pela nova gama Greenance.
A nova gama ecológica da Brembo será composta por pastilhas de travão desenvolvidas para uso em estrada, fora de estrada, mas também para utilizações mais extremas como condução em pista. Os compostos de pastilhas Greenance incluem as pastilhas sinterizadas até às carbo-cerâmicas, oferecendo assim aos motociclistas uma vasta gama de opções para as mais diversas utilizações.
De acordo com a Brembo, as pastilhas de travão Greenance demonstraram nos estudos e testes de desenvolvimento que conseguem oferecer um coeficiente de atrito 10% maior, e, ao mesmo tempo, garantem uma maior durabilidade pois a sua resistência ao desgaste é 15% superior em comparação com as convencionais pastilhas de travão da marca italiana.
E a verdade é que estas pastilhas Brembo Greenance não serão apenas benéficas em si mesmas, mas também ao nível da produção.
A marca italiana especialista em sistemas de travagem para motos (e não só), revela que desenvolveu todo um novo e inovador processo de produção das pastilhas de travão. Mais ecológico, o fabrico das pastilhas Greenance não utiliza cobre ou níquel, e os compostos carbo-cerâmicos não incluem amianto ou estíbio.
A produção destas pastilhas “verdes” amigas do ambiente deixará também de recorrer a metano. Aliás, a Brembo consegue mesmo adiantar que a permitirá evitar que sejam lançados para o meio ambiente, anualmente, o equivalente a 176 toneladas de CO2 quando a produção estiver 100% operacional.
Refira-se que, em 2017, um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, destacou que a qualidade do ar diretamente acima das autoestradas americanas pode ser classificada como sendo “um aerossol tóxico devido à combinação de partículas metálicas não derivadas das emissões de escapes dos veículos, mas sim de partículas ricas em sulfatos ácidos”, como os provenientes das pastilhas de travão dos veículos.
Veremos agora quando é que chegam ao mercado estas novas pastilhas de travão Brembo Greenance. De momento sabemos que o projeto está em fase conceptual bastante adianta em termos de desenvolvimento, e que inicialmente será feita uma aposta no segmento automóvel, seguindo-se as motos.
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