Bridgestone Battlax Hypersport S23 – O pneu desportivo de nova geração

A Bridgestone evoluiu o seu pneu concebido para motos de alta performance. Aqui ficam os detalhes do Battlax Hypersport S23.

battlax hypersport s23

A pensar nos motociclistas que conduzem motos desportivas ou nakeds de alta performance, a Bridgestone apresenta agora uma nova evolução do seu pneu específico para este tipo de motos. Depois de cinco anos, o Battlax S22 será agora substituído pelo Battlax Hypersport S23, o pneu desportivo de nova geração.

Com data prevista de chegada ao mercado nacional a partir de janeiro de 2024 através do importador português da marca japonesa, a Lusomotos, o novo Bridgestone Battlax Hypersport S23 promete diversas melhorias (como seria de esperar) em comparação com o antecessor S22 que atualmente encontramos como pneu usado por diversos fabricantes como equipamento de fábrica.

A grande novidade é a aplicação da tecnologia que a Bridgestone denomina de Pulse Groove. Esta tecnologia não é mais do que um novo desenho do padrão do rasto do pneu, que, de acordo com a marca, permite ao Battlax Hypersport S23 garantir um desempenho excecional quando as condições de aderência do asfalto estão longe do ideal. Por exemplo, quando chove.

battlax hypersport s23Nesses momentos o novo desenho do rasto do pneu ajuda a escoar mais facilmente a água, maximizando a capacidade dos compostos de borracha que cobrem a carcaça japonesa de encontrarem aderência.

Isto acabará por se traduzir em maior confiança para o motociclista, que sentirá, mesmo em condições mais adversas, que a sua moto se mantém mais “colada” ao asfalto, e, ao mesmo tempo, beneficiará do formato do Battlax Hypersport S23 para otimizar a manobrabilidade da moto nos mais diversos cenários, mas principalmente nas estradas de curvas.

Por falar em estradas de curvas, e com a Bridgestone a anunciar este pneu como sendo uma novidade para a estrada com capacidades para ser usado em track days num circuito, a marca japonesa introduz novidades que visam melhorar as capacidades do Battlax Hypersport S23 quando levado ao limite.

Para conseguirem que o novo pneu desportivo garante maior nível de aderência e estabilidade em ângulos de inclinação pronunciados, a composição de borracha recém-projetada na parte exterior do pneu foi concebida para estabelecer um melhor contacto com a estrada ao inclinar a moto e maximizar a aderência nas curvas, o que por sua vez permitirá levar o desempenho de condução desportiva para um nível superior.

battlax hypersport s23Durante a fase de desenvolvimento do novo Battlax Hypersport S23 a Bridgestone realizou comparações com o anterior S22.

Nas intensas e duras sessões de teste no circuito de Autopolis, propriedade da Kawasaki no Japão, mas também noutros circuitos em todo o mundo de forma a garantir que o S23 aguenta diversos tipos de cenário e condições, o novo S23 foi montado em motos como a Yamaha YZF-R1, mas também na BMW S 1000 RR, neste caso no centro de testes da Bridgestone em Tochigi.

De acordo com a Bridgestone, os resultados dos testes de desenvolvimento em circuito demonstraram que “O S23 tem níveis excecionais de aderência em seco quando se conduz em circuito ou a curvar em estradas de montanha”, garantindo assim que a mais recente geração do Battlax Hypersport pode ser usado tanto em pista como na estrada e sempre com a máxima performance.

Com os preços do novo Battlax Hypersport S23 ainda por confirmar para o mercado português, sabemos já que a Bridgestone aposta num total de seis medidas, sendo que para a frente é apenas uma, e todas elas exclusivamente para jantes de 17 polegadas:

Medida Dianteira

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL

Medidas Traseiras

160/60 ZR17 M/C (69W) TL

180/55 ZR 17M/C (73W) TL

190/50 ZR 17M/C (73W) TL

190/55 ZR 17M/C (75W) TL

200/55 ZR 17M/C (78W) TL

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos equipamentos e acessórios para motociclismo. A não perder!