Burt Munro é um daqueles nomes que os motociclistas facilmente reconhecem em qualquer conversa sobre motos. Nascido em Invercargill, Nova Zelândia, tornou-se ao longo da sua vida num verdadeiro ícone e personalidade das duas rodas, nomeadamente através dos seus feitos em termos de procura de recordes de velocidade.
E para reforçar a importância de Burt Munro no mundo das duas rodas, o Sturgis Motorcycle Museum decidiu inscrever o seu nome no Hall of Fame deste museu, ficando assim lado a lado com outras personalidades que se destacaram pelas contribuições duradouras no mundo do motociclismo.
Apaixonado pela velocidade e pelos recordes, Burt Munro ficou mais conhecido por ter reconstruído a sua Indian Scout na garagem. Um processo que demorou décadas até ficar concluído, mas que, em última análise, foi um sucesso completo, pois Munro registou com essa moto três recordes mundiais nas Bonneville Salt Flats.
Um dos recordes, o de maior velocidade atingida numa moto sub-1000 cc, ainda hoje se mantém válido. Na altura em que o conseguiu, em 1967, Burt Munro tinha 68 anos de idade. Um feito que o elevou a estatuto de lenda do motociclismo e que inspirou inclusivamente a criação de filmes.
Famoso por dizer que “Vivemos mais em cinco minutos numa moto a andar a fundo do que algumas pessoas vivem numa vida inteira”, o neozelandês foi introduzido no Hall of Fame do Sturgis Motorcycle Museum em 2023, juntamente com outras personalidades como Chris Callen, Jay Allen, Roland Sands, Russel Radke e Scott Jacobs.
Em reação a este momento especial que imortaliza alguém que sempre esteve ligado à Indian Motorcycle, Aaron Jax, vice-presidente da marca americana, refere que “Não é possível contar a história do motociclismo sem mencionar o Burt Munro. As histórias do Burt, literalmente, moldaram a marca Indian Motorcycle, assim como continuamos a viver como o Burt e a puxar pelos limites da inovação, quebrar barreiras e descobrir novos caminhos”.
Pode ficar a conhecer mais detalhes sobre o Hall of Fame do Sturgis Motorcycle Museum se clicar aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!