Calendários do Todo-o-Terreno em 2024

O ano de 2024 vai ser repleto de eventos dedicados ao Todo-o-Terreno, divididos entre competições nacionais e as internacionais.

todo-o-terreno

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competição sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), tem o seu arranque agendado para o final deste mês de fevereiro, com a realização da sempre renhida e muito antecipada Baja TT Montes Alentejanos, e com os ‘minis’ a entrarem em ação mais cedo, já a 18 de fevereiro, com a primeira ronda do Campeonato Nacional de Mini Bajas integrada numa prova do troféu X-Trophy em Ferreira do Zêzere.

Num calendário que prevê competições de Todo-o-Terreno de fevereiro até dezembro, e que por isso permitirá aos fãs desfrutarem de um ano repleto de ação nos mais diversos cenários e competições nacionais, e internacionais, começamos por destacar o Campeonato Nacional de Mini Bajas.

Esta competição contará para as categorias de Infantis (8/12 anos), Iniciados (11/14 anos) e Juvenis (13/16), em motos e quads, e terá três rondas integradas em provas do Campeonato Nacional de TT e duas incluídas nas provas do X-Trophy.

Quanto ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o principal, esta competição “off road” conta com sete jornadas, replicando sensivelmente o figurino da época passada, com o Clube Automóvel do Algarve a substituir a sua prova, a Baja de Loulé, pela nova Baja de Lagos.

Novidade será também a passagem da classe de Veteranos a Campeonato Nacional e a chegada de novos troféus monomarca aos SSV, para os Polaris Pro R e Segway Villain, a par do Troféu já existente com os Yamaha.

todo-o-terrenoE porque Portugal é sempre um destino muito procurado pelas organizações de provas de Todo-o-Terreno, devido às excelentes condições naturais para a prática destas modalidades, o ano de 2024 também vai ser propício a ver os melhores pilotos do mundo em ação em território nacional.

Em termos de provas internacionais, o destaque natural vai para a passagem do Campeonato do Mundo de Rally-Raid pelo nosso país, com o Rali Transibérico a disputar-se de 2 a 5 de abril.

Em setembro a Baja TT Reguengos/Mourão/Redondo integra também uma jornada do Campeonato da Europa de Bajas, competição que, de 8 a 10 de novembro, regressa a Portugal para a Baja do Oeste, prova pontuável também para a Taça do Mundo FIM de Bajas.

Duas semanas depois, será o regresso da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia a Monte Gordo, após o sucesso da época passada, com a temporada internacional a terminar já em dezembro com a Transnorte, que integra a Taça da Europa de Todo-o-Terreno.

Calendários 2024

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

29 fevereiro a 3 de março – Baja TT Montes Alentejanos

28/30 de março – Raid de Góis

26/28 de abril – Raid da Ferraria

17/19 de maio – Baja de Lagos

19/22 de setembro – Baja TT Reguengos/Mourão/Redondo

17/18 de outubro – Baja de Portalegre

8/10 de novembro – Baja Oeste de Portugal

Campeonato Nacional Mini Baja

18 de fevereiro – X-Trophy Ferreira do Zêzere

26/28 de abril – Raid da Ferraria

5 de outubro – X-Trophy Barcelos

17/18 de outubro – Baja de Portalegre

8/10 de novembro – Baja Oeste de Portugal

Provas internacionais de TT em Portugal

2/5 de abril – Campeonato do Mundo de Rally-Raid – Rali Transibérico

20/22 de setembro – Campeonato da Europa de Bajas – Reguengos

8/10 de novembro – Taça do Mundo FIM e Campeonato da Europa de Bajas – Baja do Oeste

22/24 de novembro – Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia – Monte Gordo

2/8 de dezembro – Taça da Europa de Todo-o-Terreno – Transnorte

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!