Muitas modalidades do motociclismo de competição continuam a querer atrair cada vez um maior número de praticantes do sexo feminino. E a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) acaba de dar mais um passo nesta estratégia de atrair senhoras para o desporto ao confirmar a realização do primeiro Campeonato Nacional de Motocross Feminino.
A temporada de estreia deste campeonato exclusivo para senhoras será já em 2024, estando previstas nada menos do que seis rondas no calendário.
A competição contará com um total de seis jornadas, distribuídas de abril a outubro e integrando o programa de rondas do Campeonato Regional Centro-Sul MX Ribatejo em quatro ocasiões, bem como uma ronda do Campeonato Nacional de Motocross em Tarouca, e outra na Final do Motocross das Regiões em outubro, segundo o calendário que publicamos abaixo.
Em termos práticos, cada corrida do Campeonato Nacional de Motocross Feminino é exclusiva para as Senhoras, funcionando em regime de regulamentos Open, de forma a facilitar a participação de um maior número de pilotos.
Esta competição permitirá a participação de praticantes dos 11 aos 60 anos de idade.
Por outro lado, a Federação de Motociclismo de Portugal e a respetiva Comissão de Motocross, optou por dividir as motos em duas categorias distintas: as cilindradas admitidas são de 85 cc a 500 cc para as motos a dois tempos, e de 150 cc a 650 cc para as motos a quatro tempos.
Com a oficialização da realização deste primeiro campeonato de motocross exclusivo para senhoras, espera-se uma grande adesão e, claro, garantir que no futuro o MX no feminino ganha uma maior expressão fruto da evolução do campeonato e pilotos.
Calendário 2024 do Campeonato Nacional de Motocross Feminino
7 de abril – Aveiras de Baixo
28 de abril – Cortelha
19 de maio – Póvoa de São Miguel
22/23 de junho – Tarouca
15 de setembro – Alqueidão
12/13 de outubro – Carvoeira
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!