Mais conhecida atualmente pelas suas Moto4 e ATV ou SSV, ou à Spyder de três rodas, a Can-Am tem no seu horizonte o regresso às motos de duas rodas. O futuro é elétrico, e a marca que integra o grupo Bombardier já está a revelar os primeiros “teasers” dos modelos Origin, uma trail, e da estradista Pulse.
Este é um regresso que merece a nossa atenção, pois a Can-Am, nos anos 80 do século passado, passou por uma experiência que não foi particularmente bem-sucedida com a Aircooled Single Shock Enduro ou ASE 250.
Certamente que a Can-Am não quererá repetir o ‘falhanço’ de antigamente, e por isso tem vindo a preparar-se de forma bastante séria para seguir um futuro com motores elétricos.
De acordo com a marca, as novas Origin e Pulse serão motos elétricas ‘ligeiras’, cada uma destinada a ser explorada em diferentes tipos de ambiente. No caso da Origin estamos perante uma trail, enquanto a Pulse será a opção ideal para os motociclistas que procuram desfrutar de uma moto elétrica nos pisos de asfalto.
O primeiro vídeo “teaser” relativo ao projeto eletrizante já foi partilhado nas redes sociais e canais digitais da Can-Am, sendo certo que não temos ainda acesso às informações técnicas mais relevantes destes modelos.
Nomeadamente a autonomia, qual o tipo de baterias usadas, qual a potência e binário gerados pelo motor elétrico, o peso, ou ainda quais os componentes usados na ciclística e a sempre importante tecnologia aplicada.
De acordo com alguns rumores, a autonomia será de cerca de 160 km.
A marca continua a acreditar que até final de 2024 conseguirá colocar na estrada (e fora dela!) estas novas motos elétricas Origin e Pulse. Se cumprir com o prazo definido para o projeto estar finalizado, podemos esperar que as versões de produção sejam reveladas oficialmente durante o próximo Salão de Milão EICMA, em novembro.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!