Com apenas 32 milésimas de segundo sobre Randy Krummenacher o italiano Federico Caricasulo conseguiu em Assen a sua primeira vitória no mundial Supersport 2019 e também a sua primeira vitória num circuito que não é do seu agrado e onde não se sente muito confortável.
Líder do campeonato randy Krummenacher saiu na ‘pole’ para as 18 voltas de corrida e rapidamente viu formar-se um grupo atrás de si. Depois de algumas ‘ escaramuças’ iniciais o suiç assumiu o comando da corrida num grupo que chegou a ser de nove pilotos e onde o aniversariante Lucas Mahias assinada a voltava mais rápida em corrida.
Já na segunda metade foi Raffaele de Rosa o primeiro a não aguentar o ritmo caindo na Curva 9. O grupo desfazia-se e ficam apenas cinco pilotos no lote da frente, sempre com Krummenacher a liderar na frente de Federico Caricasulo e Thomas Gradinger, pilotos que mantiveram Cluzel – que falhou a trajectória na Curva 1 quando era terceiro e desceu a quinto – e Mahias, que tinha perdido de novo para o piloto da GMT a posição, a alguma distância. No final estes dois voltaram a juntar-se ao trio da frente e foi precisamente na derradeira volta que Caricasulo atacou Krummenacher para assumir a primeira posição que conservou até á meta com 32 milésimas de vantagem face ao colega de equipa e a Gradinger, o primeiro austríaco a conseguir um pódio no campeonato.
Cluzel salvou o dia ao ser quarto na frente de Mahias, com os cinco primeiros a ficarem separados por menos e um segundo e meio. Krummenacher continua a ser o comandante do campeonato, agora na frente de Federico Caricasulo.
Classificação final
- Federico Caricasulo (BARDAHL Evan Bros. WorldSSP Team)
- Randy Krummenacher (BARDAHL Evan Bros. WorldSSP Team)
- Thomas Gradinger (Kallio Racing)
- Jules Cluzel (GMT94 YAMAHA)
- Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing)
- Corentin Perolari (GMT94 YAMAHA)