CFMoto 500SR Voom – Estilo retro, performance pura!

A CFMoto vai apostar forte na plataforma 500 cc e quatro cilindros. A 500SR Voom é a variante retro, mas com performance para ‘dar e vender’.

500sr voom

Não é segredo para ninguém que a CFMoto, marca representada em Portugal pela CFPT e que por sua vez integra o grupo Multimoto, está a preparar uma nova plataforma equipada com motor de 500 cc e arquitetura de quatro cilindros em linha. A Revista Motojornal, em setembro de 2023, já aqui tinha adiantado as primeiras informações, fotos e vídeo desse projeto que está a ser trabalhado em paralelo com uma nova desportiva tricilíndrica denominada 657SR.

E como acontece tantas vezes, a nova plataforma ‘quinhentos’ tetracilíndrica está a ser concebida como base para a apresentação de diversas variantes, sendo a desportiva mais moderna a 500SR, a naked 500NK que certamente se seguirá, mas agora ficámos também a saber que existirá uma terceira variante denominada 500SR Voom.

A CFMoto mantém a grande maioria das informações técnicas e demais detalhes tecnológicos em segredo. Mas sendo esta uma moto baseada no protótipo que vimos em estreia no CFMoto Day na China no ano passado, há já uma série de detalhes que podemos antecipar nesta 500SR Voom.

No mais recente vídeo publicado no canal oficial de YouTube da marca chinesa encontramos as primeiras imagens reais desta moto que, para já, é definida pela CFMoto como sendo apenas uma concept e destinada ao mercado chinês.

Mas tendo em conta que neste mesmo vídeo é possível visualizar as informações no painel de instrumentos em inglês, será uma inevitabilidade ver a CFMoto comercializar a 500SR Voom em marcados ocidentais, nomeadamente nos principais mercados europeus, incluindo em Portugal.

Em termos de estilo, a 500SR Voom segue a nova tendência dos grandes fabricantes mundiais de revisitarem os tempos áureos das motos desportivas da última década do século passado.

Basta recordar que a MV Agusta com a sua Superveloce deu o ‘tiro de partida’ para esta tendência, e recentemente a Yamaha reforçou a sua gama com a XSR900 GP, uma moto que a Revista Motojornal testou em estrada e pista e sobre a qual pode saber tudo na edição #1571 da sua revista favorita dedicada ao mundo das duas rodas e que já está nas bancas!

Com linhas retro, a CFMoto 500SR Voom que podemos ver nas imagens que ilustram este artigo e no vídeo oficial destaca-se pela sua carenagem frontal onde encontramos duas óticas, ou melhor, duas entradas de ar para a admissão, rodeadas por iluminação LED que cria uma assinatura luminosa bastante particular e atraente.

500sr voom

Se na 500SR que vimos no ano passado vimos o protótipo totalmente escondido por carenagens camufladas, camuflagem que incluiu o quadro, no caso da 500SR Voom a CFMoto deixa já vislumbrar uma estrutura tubular que segue a linha de modelos de cilindrada mais baixa como a 300SR ou a 450SR.

Os elementos de ciclística como a forquilha invertida ou o braço oscilante em alumínio são mantidos do protótipo 500SR, mas no caso da 500SR Voom encontramos depois um sistema de escape exclusivo. Para uma imagem (e sonoridade) mais especial, a CFMoto optou por desenhar um sistema de escape que termina em duas ponteiras elevadas e debaixo do assento do passageiro.

E a partir do vídeo podemos chegar a outros detalhes.

Nomeadamente o regime de rotações que poderá ser atingido pelo motor quatro cilindros em linha. Neste caso o painel de instrumentos TFT a cores, com conectividade para smartphone, apresenta um conta-rotações de dimensões generosas. A escala das rotações é bastante curiosa: até às 7.000 rpm a escala é bastante ‘apertada’, depois até às 11.000 rpm a escala ‘alarga’, e daí em diante e até às 16.000 rpm, dentro do regime de “redline”, a escala volta a ‘apertar’.

No painel de instrumentos o condutor terá a possibilidade de visualizar dados de telemetria da moto, como por exemplo o binário e a forma como está a ser disponibilizado de acordo com as rotações, ou ainda qual a pressão dos pneus e inclusivamente a temperatura dos mesmos. Tudo isto informações apresentadas em tempo real.

Quanto à performance que a CFMoto conseguirá extrair deste motor tetracilíndrico de 500 cc, a potência rondará um valor entre os 80 e os 90 cv, de acordo com as informações que foram divulgadas em 2023, enquanto o binário poderá estar acima dos 45 Nm.

Resta agora esperar para perceber se de facto vamos poder conduzir esta desportiva retro CFMoto 500SR Voom em Portugal, e se isso vier a acontecer, quais as especificações oficiais finais e o seu preço.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!