Em Pataias, Alcobaça, prosseguiu a temporada 2024 do Campeonato Nacional de Enduro (CNE), campeonato realizado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), com a realização do 1º Enduro Paleke. Nesta ronda o francês Julien Roussaly, que compete com uma Sherco, reforçou a liderança do campeonato ao vencer de forma categórica a 5ª ronda da competição.
Vinda da bem-sucedida organização de provas de Enduro Sprint, a Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes estreou-se, assim, em boa hora, a colocar de pé uma ronda do Nacional de Enduro, numa prova com piso quase totalmente em areia, cerca de seis dezenas de quilómetros por volta e especiais bem elaboradas, com particular destaque para a Enduro Test, que agradou bastante à generalidade dos pilotos.
Nesta prova que contou com a presença de 140 pilotos, Roussaly venceu todas as 11 especiais em Pataias, deixando o seu rival mais próximo, Luís Oliveira (Yamaha), a 1m30s. Diogo Ventura (Beta) fechou o pódio da categoria Elite, terminando a 1m43s do vencedor.
Roussaly somou o triunfo na Elite 2 à vitória absoluta, com Diogo Ventura a secundá-lo na E2, ele que teve aqui a sua segunda presença da época, depois de ter alinhado apenas na sua ronda ‘de casa’ em Góis. O seu companheiro de equipa na Beta Portugal / Moto Espinha, Renato Silva, fechou o pódio em E2.
Na classe Elite 1, Luís Oliveira também ampliou a sua vantagem face a Bruno Charrua (GasGas), que foi segundo da classe à frente de André Sérgio (Beta).
Na Open, Ruben Ferreira (Beta) viu a sua série invicta ser interrompida pela primeira vez este ano no Campeonato Nacional de Enduro, devido a uma queda na segunda passagem que levou ao abandono, abrindo caminho para o triunfo de Francisco Salgado (GasGas) em Open Absoluto, a que somou a vitória em Open 1. Filipe ‘Taniko’ Oliveira (Beta) terminou a 27 segundos do vencedor, triunfando na Open 2.
Entre os Verdes registaram-se grandes lutas entre Tomás Alves (GasGas), que haveria de desistir por falha mecânica à terceira passagem, quando liderava, Luís Pinto Jr. (KTM), que viria a vencer, Tiago Sena (KTM), Tomás Rodrigues (Yamaha) e Fábio Magalhães (Honda), terminando por esta ordem.
Tiago Sena venceu em Verdes 1, Luís Pinto Jr. em Verdes 2, Joel Carvalho (Husqvarna) em Verdes 3 e Tomás Rodrigues levou a melhor na Youth Cup.
Na classe de Senhoras, depois da ausência por lesão na ronda anterior, Vilde Holt (Husqvarna) regressou à competição para vencer, batendo Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco).
Nos Veteranos, nesta prova em Pataias foi Pedro Oliveira (GasGas) quem venceu pela segunda vez este ano, uma época em que as vitórias estão repartidas equitativamente entre si, Manuel Moura e Gil do Carmo, que o acompanharam ao pódio. Cláudio Belchior (KTM) voltou a ganhar em Super Veteranos e reforçou o comando do campeonato, enquanto, na classe Promoção, Lucas Cêpa (Fantic) estreou-se a vencer em 2024.
A prova de Pataias foi também pontuável para vários troféus monomarca, com José Silva e Tony Carvalho a vencerem o Troféu Beta (respetivamente nas classes 2T e 4T), Pedro Oliveira a triunfar no Troféu Enduro GasGas Portugal e Nuno Santos a impor-se no Troféu Sherco.
O mês de junho será palco de todas as decisões no Campeonato Nacional de Enduro, com a realização das duas últimas jornadas da competição: Tábua a 9 de junho e Souselas a 30 de junho.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!