CNTT 2023 – Todos os detalhes da Baja TT Sharish Gin

O CNTT regressa à ação de 22 a 24 de setembro em Reguengos de Monsaraz. Fique a conhecer os detalhes da Baja TT Sharish Gin 2023.

baja tt sharish gin

Estamos a cerca de um dia do arranque de mais uma ronda do calendário 2023 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). Desta feita os pilotos vão competir pela vitória na Baja TT Sharish Gin, prova que se disputará de 22 a 24 de setembro em Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo, e que este ano apresenta diversas novidades que certamente vão dar um colorido especial ao evento.

Entre as novidades anunciadas pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense para esta que é a quinta jornada dos Campeonatos Nacional e de Portugal de Todo-o-Terreno, evento também pontuável para a FIM Baja European Championship e FIA European Cup Cross-Country Bajas, encontramos novidades que não se prendem somente com o plano desportivo.

A prova alentejana que se inicia desportivamente na sexta-feira à tarde, dia 22 de setembro, com um prólogo, terá a sua cerimónia de partida a partir das 21 horas no Parque da Cidade em Reguengos. Neste evento inicial será prestada uma homenagem a um dos grandes impulsionares do Todo-o-Terreno em Portugal nos anos iniciais deste século.

José Gameiro, dinamizador de várias equipas em provas de todo-o-terreno nacional, estreou-se na prova alentejana em 2001, no Rali TT Esporão Vindimas, tendo disputado a sua última prova em Zuera, em 2022, pontuável para o Campeonato de Espanha e anunciado recentemente a sua retirada das competições por motivos de saúde, após uma longa carreira de 21 anos enquanto piloto.

baja tt sharish ginOutro grande momento terá lugar no sábado, dia 23 de setembro, com a Banda 7ª arte a ser convidada especial e a prometer animar a Baja TT Sharish Gin depois de disputado o primeiro setor seletivo. Um espetáculo que se deverá iniciar pelas 22H30 e terá como palco o recinto do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Ainda seguindo no tema das novidades, e agora a pensar nos fãs que não terão a oportunidade de estar no terreno a seguir a prova, este ano a 35ª edição da Baja TT Sharish Gin – Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo contará com um resumo diário das competições Auto e Moto e que será transmitido n’A Bola TV de 21 a 24 de setembro, entre as 22H00 e as 23H00.

Entrando agora numa antevisão do ponto de vista puramente desportivo, a Baja TT Sharish Gin vai percorrer pistas dos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo.

Pela frente os 150 concorrentes inscritos terão um percurso com um total de 578,67 km, dos quais 376 serão disputados contra o cronómetro. Martim Ventura em Yamaha na competição Moto, Luís Fernandes também em Yamaha entre os Quad, e João Monteiro aos comandos de um Can-Am, entre os SSV, lideram os respetivos campeonatos e foram também os vencedores da edição de 2022.

baja tt sharish ginNas duas rodas voltaremos seguramente a assistir ao duelo entre o campeão e o seu principal adversário na luta pelo título.

Martim Ventura e António Maio, ambos em Yamaha, repartem entre si os triunfos nas quatro provas já disputadas, estão assim empatados em pontos, mas a vantagem pende para o jovem Martim.

A este duo junta-se um excelente plantel que compreende pilotos da Honda – Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Gonçalo e Salvador Amaral – da Husqvarna – Micael Simão, Miguel Castro, Daniel Jordão e Bruno Santos e ainda Bernardo Megre (KTM),  David Megre (Kawasaki) e Tomás Dias (Fantic) entre outros. De salientar a participação de Luís Engeitado, ex-campeão nacional Quad, que se apresenta aos comandos de uma Kawasaki.

Das duas para as quatro rodas, nos Quad a luta pela vitória deverá ser muito animada envolvendo Luís Fernandes, líder do campeonato depois de ter triunfado em Góis, na Ferraria e em Loulé, o jovem Rafael Carvalho, vencedor em Beja, o rapidíssimo Fernando Cardoso, todos em Yamaha, que terão como grande adversário o campeão João Vale, acidentado na prova de abertura da temporada quando se estreava aos comandos de um Can-Am Renegade XXC, uma moto4 diferente das restantes que habitualmente disputam as etapas do campeonato e com a qual foi ao pódio em Loulé.

baja tt sharish ginDe salientar que a Rodrigo Alves e Tiago Ferreira, dois jovens que têm estado em destaque no CNTT, se junta agora, em estreia absoluta, outro jovem, Tomás Paulo, um piloto muito promissor. A estes pilotos, todos em Yamaha, devemos adicionar ainda os nomes de Tiago Teixeira, em Yamaha e Fábio Ferreira em ATVRacing.

Nos SSV a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar pelos nomes de João Monteiro e Roberto Borrego, ambos em Can-Am, que repartem entre si as vitórias das quatro jornadas já disputadas e de Luís Cidade e do ex-campeão nacional Pedro Santinho Mendes que também têm estado perto de triunfar.

Outros nomes a ter em conta são os do campeão nacional Gonçalo Guerreiro, agora aos comandos de um Polaris PRO R, inscrito como piloto oficial do construtor americano, Sérgio Batista, Ruben Rodrigues, Pedro Pinha, Marco Pereira, Nelson Caxias, Herlander Araújo e Arnaldo Monteiro pilotos que estiveram em destaque nas quatro provas anteriores.

De regresso às competições do CNTT estão o bem conhecido Hélder Rodrigues, Mário Franco e Pedro Grancha, pilotos de créditos firmados e que vão assim animar ainda mais esta competição alentejana. No campeonato Stock destaque para Rui Serpa em Can-Am, Paulo Fernandes em Yamaha e Nelson Saramago em Polaris, que ocupam as três primeiras posições.

Já a Taça Yamaha YXZ 1000R disputa aqui a sua segunda jornada, tendo na liderança Luís Caseiro na classificação Open e Paulo Fernandes na classificação Stock.

Para além da classificação nacional, esta Baja TT Sharish Gin tem ainda como “ementa” especial a classificação para o Europeu. E neste particular encontramos vários pilotos portugueses com boas hipóteses de conquistar os títulos nas diversas categorias.

Com duas das três jornadas do Baja European Championship, sob a égide da FIM Europe, a serem disputadas em Portugal, o título de campeão Europeu para Motos, Quads e SSV está ao alcance dos pilotos portugueses que ao longo dos anos se têm mostrado muito fortes nesta disciplina de Bajas.

Depois de disputada a Baja TT Dehesa Extremadura que teve lugar em Badajoz seguem-se agora a Baja TT Sharish Gin e a Baja Oeste de Portugal.

David Megre lidera a competição moto em virtude do seu triunfo na prova espanhola. Para os SSV, e tendo em conta que a Baja TT Dehesa Extremadura não incluiu esta disciplina, apenas contarão os resultados das provas disputadas em Portugal.

De recordar que em 2022 Luís Pimenta nos Quad e André Rodrigues nos SSV sagraram-se campeões europeu, enquanto Micael Simão na competição dedicada às motos foi Vice-Campeão da Europa.

A 35ª edição da Baja TT Sharish Gin disputa-se nos Concelhos de Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo e Évora. A prova compreenderá um total de 578,67 km dos quais serão disputados ao cronometro um prólogo de 6,2 km a realizar na sexta-feira e duas etapas, com um setor seletivo cada, o primeiro de 210 km e o segundo de 160 km.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!