CNTT 2024 – Baja TT Montes Alentejanos com 114 inscritos e estes são os horários

A temporada 2024 do CNTT arranca com a sempre espetacular Baja TT Montes Alentejanos. Aqui ficam os horários completos e destaques.

baja tt montes alentejanos

A longa paragem de inverno permitiu aos pilotos que participam no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) recuperar energias, mas, também, preparar da melhor forma a temporada 2024 que arranca já este fim de semana de 1 a 3 de março com a realização da Baja TT Montes Alentejanos.

Esta prova serve então de início para mais um ano repleto de batalhas que se esperam que venham a ser renhidas, tendo todos os pilotos a vontade de bater o pluricampeão António Maio, que este ano volta a partir como favorito ao título.

Quanto à prova em si, o Alentejo, e mais propriamente a cidade de Beja, será o centro nevrálgico desta Baja TT Montes Alentejanos.

São 114 os pilotos inscritos, repartidos pelas categorias Moto (45), Quad (17) e SSV (52). Todos vão ter pela frente um percurso de 359,90 km no total, com essa distância a ser repartida por três dias e dos quais 288,65 km serão disputados contra o cronómetro. Os campeões 2023, António Maio na competição Moto e Luis Fernandes entre os Quad, ambos em Yamaha, apresentam-se na defesa dos respetivos títulos.

Nas duas rodas, onde António Maio conquistou em 2023 o seu oitavo título de Campeão Nacional, o piloto da Yamaha terá como principais adversários Bruno Santos, que em Husqvarna venceu as duas derradeiras etapas de 2023, e Martim Ventura também ele vencedor de duas corridas em 2023 e vencedor desta mesma Baja TT Montes Alentejanos no ano passado.

baja tt montes alentejanosRefira-se que Martim Ventura, a poucos dias do início da prova e da temporada, finalmente revelou novidades para o seu futuro, juntando-se à Husqvarna, num projeto que tem como objetivos futuros a participação nas mais diversas provas de Rally Raid, incluindo, claro, o Rali Dakar.

A estes pilotos juntam-se diversos nomes aos comandos de motos da Honda – Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Tomás Dias, Gonçalo e Salvador Amaral – os irmãos Bernardo e David Megre, este ano ambos a competir de Kawasaki, Micael Simão e as novidades Bruno Borrego em Sherco e Tiago Santos em AJP.

Nos Quad o campeão Luis Fernandes em Yamaha terá como grandes adversários o ex-campeão João Vale, em Can-Am Renegade XXC, e os jovens Tomás Paulo, Rodrigo Alves e Tiago Ferreira, todos em Yamaha.

Nos SSV a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar pelos nomes de Pedro Santinho Mendes, Hélder Rodrigues, Luis Cidade e Nelson Caxias, todos em Can-Am, pilotos que já saborearam vitórias nos últimos anos. Os seus principais adversários serão Pedro Pinha, Sérgio Baptista, Vasco Martins, Herlander Araújo, Wilson Galo e Pedro Grancha, também eles em Can-Am e ainda Tiago Guerreiro aos comandos de um Polaris PRO R.

Programa e horários da Baja TT Montes Alentejanos

Sexta-feira 1 de março

1ª etapa – 1ª secção

13H00 – Partida do Parque Fechado em Beja

13H30 – Prólogo com 7,4 km

19H20 – Foto de família

19H30 – Cerimónia de Partida

Sábado 2 de março

1ª etapa – 2ª secção

7H00 – Partida do Parque Fechado em Beja

7H30 – Setor Seletivo 1 com 140,6 km

10H00 – Chegada ao Parque Fechado (horário estimado)

Domingo 3 de março

2ª etapa

7H00 – Partida do Parque Fechado em Beja

7H30 – Setor Seletivo 2 com 140,6 km

10H00 – Chegada ao Parque Fechado (horário estimado)

15H30 – Cerimónia de entrega dos prémios (horário estimado)

A Baja TT Montes Alentejanos disputa-se de 29 de fevereiro a 3 de março. O dia 29 de fevereiro está reservado para a realização de um Shakedown num traçado de 4,5 km.

A prova arranca desportivamente na sexta-feira, com a disputa de um prólogo com 7,43 km no local habitual, localizado junto do Campo de Tiro na Herdade “Cabeça de Ferro”.

Na sexta-feira decorrerá também a apresentação oficial de todos os concorrentes a partir das 20H00 horas no Pódio do evento, que fica localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais conhecido pelo “Parque da Ovibeja”, que este ano promete ser bem mais espetacular que nos anos anteriores.

Clique aqui para seguir de perto todas as incidências e resultados da Baja TT Montes Alentejanos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!