CNTT 2024 – Martim Ventura arranca a vencer com Husqvarna na Baja TT Montes Alentejanos

Martim Ventura venceu na primeira prova aos comandos de uma Husqvarna no CNTT e repetiu a vitória na Baja TT Montes Alentejanos.

baja tt montes alentejanos

Foi um fim de semana repleto de competição na Baja TT Montes Alentejanos, prova de abertura da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT). Com muitos pilotos cheios de vontade para lutar pela vitória e restantes lugares do pódio, o triunfo sorriu a Martim Ventura.

O jovem piloto, que este ano abraçou um novo projeto e está aos comandos de uma Husqvarna, pretendia arrancar a temporada da melhor forma, mas tinha pela frente o pluricampeão nacional António Maio que, aos comandos da sua Yamaha, parecia estar encaminhado para vencer a Baja TT Montes Alentejanos e assim começar com vitória a defesa do seu título.

Porém, e apesar dominar praticamente toda a prova, apenas quando se recebe a bandeira de xadrez é que se pode descansar. Até esse momento tudo pode acontecer. E isto foi o que acabou por acontecer a António Maio.

baja tt montes alentejanosA poucos quilómetros do fim da Baja TT Montes Alentejanos, e depois de um animado duelo com Martim Ventura até então, o piloto da Yamaha não evitou um percalço, uma pequena queda, que permitiu à Husqvarna de Ventura saltar para a liderança da prova e assim fechar da melhor forma a estreia deste novo projeto do CNTT.

A diferença de Martim Ventura para António Maio cifrou-se em 2m21s, o que revela bem a competitividade que existiu nesta baja, e no final da prova o piloto da Husqvarna, que repetiu assim a vitória alcançada em 2023, referiu que “Estou muito feliz. Esta vitória é muito importante para o começo deste novo projeto. Ainda me estou a adaptar, mas sair daqui com uma vitória é fantástico. Sinto que tive a sorte do meu lado e agradeço quem também me dá essa sorte. Travei um animado duelo na ponta final e fui mais feliz. Foi fantástico”, disse Ventura.

Para além da vitória em termos absolutos nesta Baja TT Montes Alentejanos, Martim Ventura venceu também em TT3 e na classe Júnior.

Com os dois primeiros lugares definidos, o interesse centrou-se depois em quem iria acompanhar os dois primeiros no pódio. Essa posição viria a ficar na posse de Bruno Santos em Husqvarna, que terminou 17,5s à frente de Tomás Dias em Honda.

Bernardo Megre, no 5º lugar absoluto e aos comandos de uma Kawasaki, foi o vencedor da Classe TT1. Christophe Lajouanie em Sherco triunfou na Classe Veteranos enquanto Ivan Ferreira numa Husqvarna e Hugo Matias numa KTM 990 Adventure conquistaram, respetivamente, a vitória nas classes Promoção e Trail.

Também na competição Quad a derradeira etapa da Baja TT Montes Alentejanos mexeu na classificação, com o jovem Rodrigo Alves em Yamaha a vencer o duelo que travou com o consagrado e ex-campeão nacional João Vale, que aos comandos de um Can-Am Renegade XXC se impos no derradeiro setor seletivo, mas não o suficiente para chegar à vitória. Os dois terminaram separados por um minuto.

“Foi a minha primeira vitória em corridas do Campeonato. Espero conseguir mais de futuro. Estou naturalmente muito feliz. Acho que consegui imprimir um bom ritmo. Ainda tive uma pequena queda numa curva em que o acelerador ficou preso e perdi aí algum tempo, mas consegui recuperar e alcançar a vitória” disse no final da corrida o jovem piloto que está a começar a sua segunda temporada no CNTT.

A terceira posição ficou para o campeão Luís Fernandes em Yamaha que terminou a 27s de João Vale, com Tomás Paulo, que foi também um dos líderes da corrida, a não ir além do 4º lugar a 3m04s do vencedor. A fechar o Top 5 colocou-se Tiago Gomes em KTM vencedor da classe Promoção.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!