CNTT 2024 – Martim Ventura vence na Baja TT Lagos e reforça liderança

Martim Ventura continua a vencer no CNTT2024 e consegue uma importante vitória na Baja TT Lagos reforçando a liderança do campeonato.

baja tt lagos

A temporada 2024 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prosseguiu com a realização da Baja TT Lagos, prova disputada no sul do país e com muitos pilotos em ação. Divididos pelas categorias Moto, Quad e SSV, nada menos do que 89 equipas marcaram presença nesta prova do CNTT que teve como centro nevrálgico a cidade algarvia.

Pela frente, dois dias com duas passagens em modo ‘replay’ pelo mesmo setor seletivo com 158 km de extensão, antecedidos pelo Prólogo que definiu as posições de arranque para esta Baja TT Lagos.

Num evento organizado pelo Clube Automóvel do Algarve, e com o percurso a levar os pilotos a percorrer as pistas do Barlavento algarvio, foi António Maio (Yamaha) que começou por levar a melhor no Prólogo. Porém, o campeão nacional do CNTT foi incapaz de responder ao ataque do líder do campeonato, Martim Ventura (Husqvarna).

O jovem piloto não deixou os seus créditos por mãos alheias, e nas duas passagens por setores seletivos na Baja TT Lagos garantiu que ficava sempre em primeiro. Martim Ventura começou por colocar uma diferença de 1m20s para Maio no final do SS1, e no final de SS2 essa diferença cifrou-se em 2m40s, o que lhe permitiu conquistar mais uma vitória.

baja tt lagosPara além de reforçar a sua liderança no CNTT 2024, Martim Ventura levou a melhor também nas classes TT3 e Júnior.

“Estou muito contente. Alcancei a minha terceira vitória esta temporada e dei mais um importante passo rumo ao meu grande objetivo de conquistar o título nacional este ano. Foi uma prova onde tudo correu bem. A moto esteve impecável e eu sinto que pilotei bastante bem, sem cometer erros. Sabia que ia ter um início de ano complicado com a aprendizagem de uma nova moto, mas estou cada vez mais sintonizado e estou muito satisfeito com todo o potencial desta Husqvarna. Agradeço à minha equipa e a todos os que têm contribuído para estes meus sucessos. Muito obrigado”, referiu Martim Ventura após garantir a vitória na Baja TT Lagos.

António Maio voltou a ver o seu maior rival a escapar na classificação do campeonato, tendo o piloto da Yamaha sido o segundo à geral e o melhor entre as motos da classe TT2. O pódio à geral ficou completo com a presença de Bruno Santos (Husqvarna).

Destaque ainda para Bernardo Megre, em Kawasaki, na 6ª posição, que triunfou entre os pilotos da classe TT1. Frederico Rodrigues em Yamaha venceu a Promoção. Vitória de Christophe Lajouanie em Sherco entre os Veteranos.

Quad: João Vale vence e assume a liderança do CNTT

Domínio absoluto do ex-campeão nacional João Vale na competição Quad.

O piloto do Can-Am começou por ser o mais rápido no Prólogo. No dia seguinte, onde tanto o líder do campeonato Rodrigo Alves como o campeão nacional Luís Fernandes, ambos em Yamaha, ficaram afastados da luta pela vitória na sequência de problemas mecânicos, João Vale assumiu uma liderança destacada com 4 minutos de vantagem para o 2º classificado.

Voltou a impor-se no derradeiro dia de prova exercendo um domínio total e obtendo um resultado que lhe permitiu ascender à liderança do campeonato. O 2º lugar ficou para Tiago Gomes em KTM, vencedor da classe Promoção. Ao pódio absoluto subiu ainda Tiago Teixeira em Yamaha.

SSV: Pedro Pinha estreia-se a vencer e campeonato fica muito renhido

A competição SSV foi a mais movimentada e animada das três disciplinas.

Roberto Borrego em Can-Am registou o melhor tempo no Prólogo à frente do Polaris pilotado por Tiago Guerreiro. Pedro Santinho Mendes, líder do campeonato e Sérgio Batista vencedor da prova da Ferraria não foram além do 12º e do 17º tempo, mas isso não impedia de continuarem a ser pilotos a ter em conta na luta pela vitória na prova.

E assim aconteceu no dia seguinte nesta Baja TT Lagos, com Pedro Santinho Mendes a liderar no início de SS1 e Sérgio Batista a passar para a liderança até ao final da etapa terminando o dia com uma vantagem de 1m48s para Nelson Caxias, com Pedro Pinha a 23 segundos de Caxias e Pedro Antunes a 34 segundos de Pinha.

No derradeiro dia de prova a competição manteve uma enorme animação com mudanças nas primeiras posições.

Pedro Pinha estreou-se a vencer terminando com escassos 7,8 segundos de vantagem para Nelson Caxias. Um furo relegou Sérgio Batista para o 3º lugar que terminou a 59 segundos do vencedor. Um trio de pilotos veteranos no topo da classificação desta prova algarvia.

Depois de ter capotado no dia anterior, Pedro Santinho Mendes foi o mais rápido na derradeiro especial cronometrada cedendo a liderança do campeonato a Pedro Pinha. Os quatro primeiros estão agora separados por 8 pontos.

Em 5º lugar da geral Luís Marchante, em Polaris RZR, venceu a classe Stock e triunfou no Troféu Polaris RZR seguido de Arnaldo Monteiro e Sérgio Vaz. Gil Ferreira na classe Open e Rafael Caseiro na classe Stock, que triunfou também nos SSV TT2, venceram na Taça Yamaha YXZ 1000R. Dave Catania triunfou na Villain Cup. Gonçalo Guerra em Can-Am triunfou na classe Júnior.

Depois desta Baja TT Lagos o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá agora quatro meses de pausa regressando apenas de 19 a 22 de setembro para disputar a Baja TT Sharish em Reguengos de Monsaraz.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas.