CNV 2023 Estoril III – Ivo Lopes coroado campeão com dobradinha

O CNV Moto já tem um novo campeão de Superbike. Ivo Lopes garantiu o título com uma dobradinha na ronda Estoril III.

ivo lopes

Claramente apostado na conquista do título espanhol de velocidade, Ivo Lopes (easyRace BMW) conseguiu esta temporada 2023 competir em simultâneo no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto), mantendo a dupla expectativa de reconquistar o título português das Superbike, e, ao mesmo tempo, aproveitar esta participação nos circuitos nacionais para preparar-se ainda melhor para o ESBK.

Com o ESBK bem encaminhado, Ivo Lopes conseguiu conciliar o domínio em terras de “nuestros hermanos” com prestações dominadoras também no CNV Moto, aos comandos da sua BMW M 1000 RR preparada pela equipa easyRace.

Liderando a classificação do campeonato à chegada à penúltima ronda do ano em Portugal, a ronda Estoril III disputada no passado fim de semana no circuito ao pé da Serra de Sintra, Ivo Lopes tinha já a oportunidade de fechar as contas do título de Superbike.

E sem grande surpresa, tendo em conta o que temos visto ao longo da temporada em que, inclusivamente, já participou no Mundial Superbike, Ivo Lopes esteve mais uma vez num patamar superior em relação aos rivais nacionais, conseguindo a “pole position” e ainda as vitórias na corrida 1 e corrida 2.

ivo lopesPorém, esta ronda Estoril III não foi um “passeio”…

Com condições climatéricas favoráveis no circuito do Estoril, Ivo Lopes assinou a volta mais rápida nos treinos cronometrados, assegurando a “pole” com o tempo de 1m39.543s. Na primeira corrida, o calor apresentou aos pilotos das Superbike dificuldades extra, mas nada capaz de refrear o andamento de Ivo Lopes.

À 12ª volta da primeira corrida, um problema técnico fez com que o piloto da easyRace Team fosse obrigado a abrandar o ritmo. Ivo Lopes viu-se obrigado a rodar cerca de 10 segundos mais lento do que o habitual, mas ainda assim conseguiu levar a BMW M 1000 RR #75 a cruzar a linha da meta com mais de 15 segundos para o segundo classificado.

Com o título nacional de Superbike já quase uma realidade, a segunda corrida disputada no domingo era aguardada com grande expectativa pelo piloto da Amadora.

Impondo novamente um ritmo forte, mas claramente em modo de gestão, fazendo inicialmente a sua melhor volta em 1m40.238s, Ivo Lopes optou por rodar consistente no segundo 41 e 42, terminando ainda assim com margem confortável para os principais perseguidores.

Desta forma, o piloto da BMW Motorrad conseguiu desde já garantir a tão ambicionada revalidação da coroa na disciplina maior da velocidade nacional.

ivo lopesAgora é tempo de recuperar e continuar a trabalhar para lutar pelo segundo objetivo da temporada que é a revalidação do título em SBK no campeonato espanhol de velocidade ESBK, algo que pode acontecer já no próximo fim de semana de 28 e 29 em Jerez.

Em reação a mais um fim de semana de vitórias e que terminou com a conquista de mais um título, Ivo Lopes fez questão de agradecer os apoios, mas também realçar que esta temporada de 2023 poderá ser verdadeiramente histórica no que a títulos diz respeito:

“É sempre importante conquistar o título nacional no nosso país e era um dos principais objetivos para nós esta época. Estando eu a competir em Espanha, integrado numa equipa espanhola, nem sempre é fácil conseguir marcar presença no campeonato nacional, mas felizmente este ano conseguimos. Foi um tremendo esforço de todos, incluindo da equipa, mas foi muito importante para agradecermos aos nossos patrocinadores como a BMW Portugal, à Federação Motociclismo de Portugal e a todos os outros patrocinadores que estão comigo incondicionalmente. É claro que quando pensámos em voltar, o título nacional passou a ser um objetivo importante e este fim de semana conseguimos atingi-lo. Tem sido um importante complemento ao campeonato espanhol. Em Espanha estamos a lutar pelo título e se o conseguirmos vai ser inédito um piloto português conseguir o título nas classes rainhas em ambos os campeonatos no mesmo ano. É mais um recorde pessoal que gostava de ter no meu palmarés!”.

Refira-se ainda que, para além do título de pilotos, as vitórias de Ivo Lopes nas Superbike contribuíram para assegurar para a BMW Motorrad o título de construtores do CNV Moto, enquanto a easyRace Team sagra-se campeã por equipas.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!