O grande arranque da temporada 2024 do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto), em que foi somando inúmeras vitórias nas corridas disputadas, permitiu a Gonçalo Ribeiro gerir a competição de forma a garantir a conquista de mais um título nacional, neste caso relativo à categoria Superstock 600.
O piloto da LST Motorsports chegou à derradeira ronda da temporada, disputada no passado fim de semana no Circuito do Estoril, com uma grande vantagem pontual para o perseguidor mais direto, Martim Marco, sendo que ambos competem aos comandos da Yamaha R6.
De fora destas contas ficou já algumas semanas o piloto Rodrigo Valente, apoiado pela Revista Motojornal, que devido a ter sofrido uma queda forte na ronda de Navarra do campeonato espanhol ESBK, ficou fora de ação na prova que deu por terminado o CNV Moto.
Cumprindo com o programa definido para o fim de semana no Circuito do Estoril, na primeira sessão de qualificação, na manhã de sábado, Gonçalo Ribeiro conquistou o segundo lugar na grelha de partida apenas batido precisamente por Martim Marco por apenas 0.077s, ficando bem posicionado para discutir o resultado na Corrida 1, realizada na tarde do mesmo dia.
Esta corrida foi marcada por uma luta acesa pela vitória, com Gonçalo a lutar até ao fim e a terminar em segundo lugar, após as 15 voltas disputadas, cruzando a meta a quase 1,4 segundos de Martim Marco.
Um resultado que lhe permitiu garantir imediatamente a conquista do título Superstock 600 do CNV Moto.
Já no domingo, o líder do campeonato e recém-coroado campeão, alcançou a “pole position” na Qualificação 2, o que lhe deu vantagem na grelha de partida para a Corrida 2, que decorreu da parte da tarde.
Apesar de não precisar, e podendo gerir a sua corrida sem ter de pensar no título, Gonçalo Ribeiro arrancou determinado a encerrar a temporada com uma vitória, vindo a dominar a prova do início ao fim, cruzando a meta com uma vantagem expressiva sobre Martim Marco e selando a época com chave de ouro.
Esta é uma conquista que acaba por refletir também o esforço da equipa LST Motorsports, que ao longo da temporada trabalhou, prova a prova, para manter a Yamaha YZF-R6 nas melhores condições possíveis.
Já com o foco em 2025 onde promete lutar para defender com sucesso o título, e por entre a celebração da conquista do título Superstock 600, o seu quarto título nacional, Gonçalo Ribeiro referiu que “Tudo correu dentro do que tínhamos planeado, na primeira corrida, no sábado, optei por ser mais cauteloso e garantir o título nacional, terminando na segunda posição. No domingo o dia correu um pouco diferente pois como já tinha garantido o principal objetivo pude arriscar mais na segunda corrida e vencer com uma vantagem superior a dez segundos. Desde o início da temporada que me senti forte para lutar pelas vitórias, o que aconteceu na primeira metade da época, onde vencemos sempre. Na fase final da época sofremos alguns contratempos técnicos, mas conseguimos sempre superar as adversidades e garantimos mais vitórias e pódios. Quero agradecer a toda a equipa e patrocinadores o apoio que deram e por sempre acreditarem em mim!”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!