CNV Moto 2024 – Terceira visita ao Estoril disputou-se num único dia e com bom tempo

A segunda metade da temporada 2024 do CNV Moto arrancou com terceira visita ao Estoril, uma ronda de apenas um dia de competição.

Tal como a Revista Motojornal aqui tinha antecipado , a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e o organizador da mais recente ronda do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto), o Motor Clube do Estoril, viram-se na necessidade de proceder a alterações de fundo no programa previsto para a quarta ronda da temporada 2024 do CNV Moto, a ronda Estoril III.

A prova que deveria ter sido disputada ao longo do passado sábado e domingo, foi na verdade ‘compactada’ em apenas um único dia de competição. No sábado decorreram então todos os treinos, qualificações e corridas (duas por classe).

Mas nem isso retirou qualquer espetacularidade ao evento que mais uma vez demonstrou a paixão que pilotos e equipas têm pelo motociclismo de Velocidade, e que fizeram questão de marcar presença em pista e no paddock, onde a animação voltou a ser bem-vinda e a cargo do Paddock MotoFest.

Com as condições climatéricas a ajudarem nesta ronda Estoril III do CNV Moto, demos então início à segunda metade da temporada.

Foram 52 os pilotos inscritos para as várias classes em disputa, com duas corridas por classe e, desta feita, com os pilotos dos Campeonatos Nacionais de Superbike e Superstock 600 a correrem conjuntamente com os participantes da Copa Dunlop Motoval.

cnv moto

É de salientar ainda a presença de quatro pilotos do World WCR, o Campeonato do Mundo Feminino – que se disputa pela primeira vez este ano, em conjunto com o Mundial SBK, e terá uma ronda em outubro integrada na prova do Mundial no Estoril. Foram elas Ana Carrasco, Sara Sanchez, Adela Ourednickova e Mallory Dobbs – esta última com uma Yamaha R6 e as restantes com Yamaha R7 -, que aproveitaram para treinar, mas optaram por não terminar classificadas (excetuando Dobbs), regressando ao ‘pit lane’ antes do final da corrida.

Na primeira corrida, vitória na geral e em SBK para Ricardo Lopes (Honda), seguido por Rafael Ribeiro (Yamaha), ele que foi o vencedor da classe 2 da Copa Motoval, e pelo primeiro entre as STK600, Martim Marco (Yamaha), o jovem piloto que se estreia nesta categoria este ano e tem vindo a destacar-se, tendo como melhor resultado, para já, esta vitória no Estoril.

O vencedor da classe 1 na Copa Motoval foi Ricardo Rodrigues (Yamaha). Gonçalo Ribeiro (Yamaha), que chegava ao Estoril III como líder invicto em STK600, teve problemas técnicos e viria a ser desqualificado por entrar para o interior da boxe durante a corrida para uma reparação.

Ricardo Lopes repetiu o triunfo na segunda corrida, seguido, na classificação geral, pelos dois primeiros colocados das STK600, Gonçalo Ribeiro e Martim Marco.

Nas Superstock 600 destacamos ainda a presença de Rodrigo Valente. O piloto apoiado pela Revista Motojornal continua a dividir as suas atenções entre o campeonato ESBK e o CNV Moto.

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O piloto de Sintra, a correr por isso em casa, conseguiu ser 2º na primeira corrida das STK600, e na segunda corrida viria a fechar o pódio da classe. Com isto temos Rodrigo Ribeiro em segundo no campeonato, atrás de Gonçalo Ribeiro, e com Martim Marco em terceiro, no que se antevê que venha a ser uma batalha bastante empolgante entre os três nas duas rondas do CNV Moto que faltam disputar.

Na Copa Dunlop Motoval, triunfos para Alexandre Suati (BMW) em CDM2 e Ricardo Rodrigues em CDM1 na segunda corrida.

No Campeonato Nacional de Naked Bikes o pódio repetiu-se em ambas as corridas, com Duarte Amaral (BMW, classe NB1) a subir ao lugar mais alto na frente de Frédéric Bottoglieri (Triumph, classe NB2) e Luís Franco (BMW, classe NB2).

O Troféu Luís Carreira, que se corre em conjunto com as Naked Bikes, contou com duas presenças: Marcos Leal numa Yamaha R6 da classe Supersport e Fernando Mercier na sua Suzuki GSXR1000 da classe Open.

Nas Supersport 300, a correrem em conjunto com as PréMoto3, assistimos a grandes lutas pela vitória.

Na primeira corrida o duelo travou-se entre Dinis Borges (Kawasaki, SSP300) e Vasco Fonseca (Beon, PréMoto3), com vantagem final para Dinis Borges. Na segunda corrida, Borges travou uma grande luta com Martim Jesus (Kawasaki, SSP300), e o Campeão em título só bateu Martim Jesus ‘em cima’ da meta, por 0,126s, com uma boa saída da parabólica que lhe permitiu bater o seu rival beneficiando do cone de ar.

Vasco Fonseca viria a abandonar nesta corrida com problemas mecânicos, com a vitória em PréMoto3 a sorrir a Tiago Martins (Beon).

Finalmente, na corrida que reúne as classes 85GP/Moto4 e MIR Moto5, Alexandre Cabá (Beon) com a única Moto4 presente venceu ambas as corridas à geral com larga margem, enquanto Henrique Vicente, Lourenço Vicente e Tomás Carneiro subiam igualmente ao pódio em Moto5 por esta ordem nas duas corridas.

Tal como referimos, durante esta ronda do CNV Moto voltou a realizar-se no paddock – e na pista – do Circuito do Estoril uma edição do Paddock MotoFest, com diversas atividades no paddock e muitas motos em pista ao final do programa de corridas – primeiro com as mais de três dezenas e meia de motos neo-clássicas da iniciativa ‘Café Racer Track Xperience’ e, para fechar o dia, com largas dezenas de motociclistas a entrarem em pista com as suas motos para percorrerem três voltas ao circuito atrás do Pace Car.

O Campeonato Nacional de Velocidade prossegue a 21 e 22 de setembro com a segunda visita do ano ao Autódromo Internacional do Algarve, quinta e penúltima ronda do campeonato.

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