Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal
Honda Forza 300
A Forza 300 é tipicamente uma scooter Honda, um veículo que sem causar sensações fortes nos cativa com o uso. Pouco nela se destaca, em especial no que a prestações ou comportamento diz respeito, mas faz tudo bem e não tem mácula em área nenhuma. Além do mais é um dos modelos melhor equipados de base, com um funcionamento muito bom de todos os componentes. E toda ela feita de razão. Se no mundo das duas rodas as paixão é uma componente muito importante, no mundo das scooter, motos utilitárias por natureza, talvez essa não seja a principal razão da escolha.
Assim que assumimos os comandos da Forza sente-se que qualidade de todos os elementos é elevada, a par com as unidades mais caras deste trabalho. O painel de instrumentos reforça essa sensação, com um desenho muito sóbrio e de leitura fácil. Não chegado ao que é apresentado pela unidade opcional da BMW, este painel da Honda oferece um excelente nível e informação, incluindo temperatura ambiente, tempo de utilização e médias de consumo. O pára-brisas é o único que pode ser regulado durante a condução, sobe e desce ao toque de um botão com grande rapidez. Permite ter a melhor protecção quando rodamos depressa e a melhor visibilidade do que se passa à nossa frente, quando tal é necessário. Por baixo do assento, que oferece um bom apoio, ainda que não seja o mais macio, apresenta-se um bom espaço de arrumação, que se arrisca a ser o maior do comparativo, seguido de muito perto pelo da Sym.
Em condução a Forza não é uma moto que encante por algum aspecto particular, faz tudo com grande perfeição, é neutra em todas as suas reacções e muito fácil de levar. Mas ficamos sempre com a sensação de que podia oferecer mais qualquer coisa. Acaba por se revelar muito eficiente e demonstra na prática de que não necessita de oferecer muito mais para cumprir com os seus objectivo de nos levar, de forma confortável, prática e eficiente até ao nosso destino. O motor empurra sempre com força e a transmissão é muito precisa na forma como actua em especial quando temos de manobrar a baixa velocidade. Mas fi ca sempre a sensação que há um empurrão extra que não é deixado passar. Na verdade é rápida o suficiente para não ficar muito atrás das três mais rápidas, mas falta-lhe personalidade.
A travagem é muito eficiente, quase tão boa como a da BMW que usa dois discos na frente. As suspensões são firmes, com um bom tacto de condução mas sacrificam ligeiramente o conforto se as irregularidades forem mais pronunciadas. Garantem uma grande confiança na condução mais empenhada até ao ponto de tocar no chão se abusarmos das inclinações em curva. Não é grave, mas BMW e Yamaha permitem mais uns graus.
Ficha Técnica
HONDA FORZA 300 | |
PREÇO | 5.800 euros |
MOTOR TIPO | monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido |
CILINDRADA | 279 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 25,1 cv / 7000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 27,2 Nm / 5750 rpm |
EMBRAIAGEM | centrifuga |
CAIXA | variador contínuo |
FINAL | por correia |
QUADRO | tubular em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 256 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 – 15” |
PNEU TRASEIRO | 140/70 – 14” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2140 mm |
LARGURA MÁXIMA | 755 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 780 MM |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1510 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 11,5 litros |
PESO | 182 kg |
CORES | Cinza, preto, azul e branco |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Honda Portugal |