Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

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BMW C400X

A BMW C400X é a scooter que mais se destaca neste trabalho por variadíssimas razões. Com um motor de 350 cc, está um pouco acima das restantes no que a prestações diz respeito, se bem que em cidade e espaços curtos esta não seja uma vantagem por demais evidente. Mas é o preço, nível de equipamento e posicionamento mais desportivo que a elevam para um patamar diferente. Com um valor base de tabela de 6 724 € esta unidade é a mais cara do conjunto e com nível de equipamento apresentado na unidade que usamos o preço ascende a 9 731 €.

Assim que nos sentamos aos seus comandos e a ligamos, através do sistema keyless, encanta-nos com as cores, animação e luminosidade do painel de instrumentos em TFT; ambos os sistema são opcionais (325€ e 630€ respectivamente). Através deste último podemos aceder a muita informação e ligá-lo ao nosso smartphone para expandir ainda mais as suas capacidades de comunicação. Mais, a unidade que usámos tinha ainda os opcionais de aquecimento de punhos e assento, luzes de LED e alarme.

Com uma carenagem frontal pouco volumosa e um ecrã pequeno e baixo esta é a scooter mais compacta e isso acaba por se reflectir na forma mais solta com que se deixa conduzir. É ágil de direcção e incita-nos a rodar com decisão, algo que a resposta mais contundente do motor também ajuda. Esta unidade sente-se a mais cheia de todas, o que será natural dada a sua maior cilindrada e potência, mas na fase inicial de aceleração permite que a Yamaha e a Sym a acompanhem. Mas nunca a igualam em tacto de punho e assim que ganha velocidade faz-se valer dos seus “galões” para se manter na frente.

Tem controlo de tracção de série, uma sistema que funciona bem em bom piso, mas se torna muito limitante em zonas de empedrado ou com muitas irregularidades. A travagem, a única a apresentar dois discos na frente, é francamente superior às restantes e o ABS funciona bastante bem, sem se mostrar intrusivo quando é accionado. Conforto não é o forte da BMW C400X, ainda que não seja desconfortável. As suspensões são firmes, mas funcionam bem na filtragem de pequenas irregularidades ao contrário de algumas das outras. A protecção aerodinâmica é bastante menor ao nível do tronco e da cabeça, sendo aconselhável a compra do ecrã maior a quem dá importância a este aspecto.

A BMW C400X é a escolha certa caso se queira uma scooter ágil e desenvolta para uma condução mais dinâmica, tendo sempre presente que estamos a escrever sobre uma scooter, e cujo nível de equipamento quase que só está limitada pelo tamanho da carteira de quem compra.

Ficha Técnica

BMW C400X
PREÇO  9.731 € (6.826 € base)
MOTOR TIPO  monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido
CILINDRADA  350 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  34 cv / 7500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  35 Nm / 6000 rpm
EMBRAIAGEM  centrifuga
CAIXA  variador contínuo
FINAL  por correia
QUADRO  tubular em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha telescópica de 35 mm, com 110 mm curso
SUSPENSÃO TRASEIRA  dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 112 mm
TRAVÃO DIANTEIRO  dois discos de 265 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 265 mm, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70 – 15”
PNEU TRASEIRO  150/70 – 14”
COMPRIMENTO MÁXIMO  2210 mm
LARGURA MÁXIMA  835 mm
ALTURA DO ASSENTO  775 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1565 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  12,8 litros
PESO  193 kg
CORES  Azul com preto e branco com preto
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  BMW

 

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