Comparativo Trail de média cilindrada

O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e este mesmo conceito podemos aplicar à autêntica “ebulição” em que se encontra, actualmente, o segmento das trail de média cilindrada. A chegada da KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, veio agitar as águas. E muito!

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro • Colaboração Bruno Rebelo, Fernando Pereira, Marcos Leal e Rui Marcelo

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KTM 790 Adventure R

Uma das grandes novidade de 2019 no que a viagens de aventura diz respeito. Nesta versão R, o espírito Rally ganha ainda mais expressão, não só com a colocação do paralamas em cima, como as motos de enduro, mas também através de melhores suspensões WP, assento direito, pneus de piso misto, retrovisores redondos e ecrã baixo.

Na verdade, o modelo que tivemos disponível para teste, cortesia do nosso colaborador Bruno Rebelo, ao qual agradecemos mesmo muito pela sua

disponibilidade, tinha o ecrã mais alto, proveniente da versão S, capaz de tornar a utilização diária mais confortável.

Sem dúvida alguma a versão mais offroad, muito alta, mas ao mesmo tempo muito equilibrada, com um baixo centro de gravidade. Para este equilíbrio conta, e muito, a solução do depósito de combustível colocado em baixo, bem protegido contra impactos exteriores, a que estará sujeita nas mãos dos utilizadores mais exigentes e experientes nestas coisas do TT de aventura.

No entanto, no painel de instrumentos, o indicador do nível de combustível apenas começa a contar a partir do meio depósito, ou seja, quando nos indica cheio, temos na realidade meio depósito Pegando em pontos negativos, acrescentar o ruído que a corrente faz ao bater na guia de plástico e o tecto geral da KTM, que é demasiado duro. Para isso, contribuem as suspensões WP, que claramente apontam no sentido do fora de estrada, onde se sente como verdadeiro peixe na água, só passível de ser incomodada pela modesta Ténéré 700.

É de facto deliciosa de ser conduzida fora de estrada! Mas não se pense que compromete em asfalto, antes pelo contrário, os pneus Metzeler Karoo 3 aguentam-se bem, mas se abusarmos a curvar vamos notar começarem a escorregar, de forma progressiva e controlada. O motor, com 95 cv de potência é o mais poderoso (a par do BMW) de todas, com quatro modos selecionáveis de potência, o Street, Rain, Off Road e Rally, que à semelhança das rivais, ajusta de forma prática e automática a entrega de potência e o nível de intervenção da assistências electrónicas. Podemos optar por desligar por completo o sistema de ABS e o controlo de tracção.

A caixa, de seis velocidades está bem escalonada e neste caso, contámos com a preciosa ajuda do sistema quick shift, cujo funcionamento é imbatível. Travagem potente, mas com tacto inicial algo brusco e com o ABS a mostrar-se algo intrusivo. Suspensões totalmente ajustáveis, com carácter firme e indicado para o fora de estrada. Posição de condução das mais estranhas das cinco, com os pousa-pés demasiado recuados e elevados e o assento mais baixo, que pode causar alguma confusão aos utilizadores de estatura mais alta.

Quando rodamos de pé, em terra, temos uma boa sensação de envolvência, muito fácil de conduzir, mas no entanto, ao ser mais “dura”, obriga-nos a um estilo de condução mais exigente a nível físico e técnico. O amortecedor de direcção, tal como acontece na BMW, é uma mais-valia e quase nem damos conta de que é o responsável por filtrar tanta vibração e “sacudidelas” da frente quando rodamos rápido. O motor é muito forte, com uma subida firme e imediata da rotação, muito à vontade em todas as faixas de utilização, sem dar preferência a uma em particular.

O painel de instrumentos é um TFT com toda informação necessária, com tudo o poderemos pensar. Manetes ajustáveis em distância aos punhos e painel de instrumentos muito intuitivo, com comandos muito intuitivos colocados no punho esquerdo. Podemos optar pelos sistemas de comunicação e navegação, mas como opcional. No que toca a consumos, fez-nos 4.6 litros aos 100 km, o que acabou por ser surpreendente, atendendo ao carácter disponível e muito cheio do motor.

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