Concentração de Faro 2023 – O guia completo

Está tudo a preparar-se para mais um regresso ao Vale das Almas para a 41ª Concentração de Faro organizada pelo histórico Moto Clube de Faro.

concentração de faro

Como habitualmente, o Moto Clube de Faro prepara-se para receber de braços abertos muitos milhares de motociclistas, e não só, que todos os anos fazem a viagem de todos o país e dos “quatro cantos” do mundo com destino a Faro, e, mais precisamente, ao famoso e icónico Vale das Almas. O objetivo desta viagem é apenas um: participar na 41ª edição da Concentração de Faro, de 20 a 23 de julho.

Com a praia “ali ao lado” e com a cidade a ser ponto de referência, a Concentração de Faro organizada pelo Moto Clube de Faro volta para mais uma edição que tudo indica que vá ser memorável.

O Moto Clube de Faro, liderado pelo seu presidente Zé Amaro, mas que conta com uma enorme e incansável equipa de membros e voluntários para colocar de pé todo o recinto que acolhe dezenas de milhares de motociclistas e visitantes da concentração, está a ultimar os detalhes para dar as boas-vindas a todos aqueles que por de 20 a 23 de julho estão de “motos e bagagens” instalados num recinto que apresenta algumas novidades este ano.

concentração de faroA localização da Concentração de Faro 2023 é, essencialmente, a mesma dos anos anteriores. Porém, e devido a imposições de limites do Parque Natural, nesta 41ª edição não serão permitidos automóveis e caravanas nas zonas de campismo e zonas envolventes do recinto, pelo que neste guia da Concentração de Faro encontrará um valioso e imprescindível mapa do recinto (ver mais abaixo), uma ajuda preciosa para encontrar o caminho para a zona que quer visitar no recinto.

Claro que o recinto contará com diferentes zonas de campismo e parques de estacionamento de motos, zonas de WC e duches imprescindíveis tendo em conta o muito calor que se fará sentir durante o evento, um bar infantil para os mais novos encontrarem aquilo que mais gostam de comer e beber, ou ainda uma área de convívio mesmo em frente ao palco principal.

Na zona do renovado Oásis, que este ano tem como temática a imagem da mulher Bérbere motociclista, um ponto de encontro icónico para todos os que visitam o Vale das Almas, não só teremos espaço para recuperar energias e refrescar o corpo do muito calor que habitualmente se faz sentir por esta altura do ano no Algarve, como de quinta a sábado será aí que o DJ Lipi estará a animar “a malta”, sendo também de destacar os espetáculos de várias bandas de tributo e covers.

concentração de faroE porque azares acontecem a todos, o Moto Clube de Faro preparou para todos aqueles que se deslocam de moto à concentração, uma zona de mecânico perto do pórtico que dá as boas-vindas aos visitantes. Esperemos que não seja preciso visitar este local… mas é sempre bom saber que não ficará apeado se tiver um azar!

Do programa desta festa do motociclismo fazem parte diversos momentos que ficarão, certamente, na memória dos motociclistas. Os principais eventos ocorrem já noite dentro no palco principal da concentração, onde podemos assistir aos concertos que começam na quinta-feira e apenas terminam no sábado.

Entre os artistas convidados contam-se nomes como os Break Free (show de tributo aos Queen), One Love Brand, Entre Aspas, La Frontera, Hybrid Theory (tributo a Linkin Park), Cuca Roseta, Guano Apes e Expensive Soul. Uma proposta musical eclética que permitirá que todos possam desfrutar de três noites de festa em alta rotação!

Mas desta Concentração Internacional de Motos de Faro fazem parte muitos outros eventos bem especiais.

concentração de faroO famoso “show surpresa” – que de surpresa já não tem nada! – e que é sempre bastante concorrido tal como o concurso Miss Faro, o Bike Show que já vai na sua trigésima primeira edição e que acontece na Custom Farm dedicada às motos customizadas, contando com um total de 21.600€ em prémios, as tendas com diferentes vendedores a disponibilizarem todo o tipo de equipamentos e acessórios de motociclismo e lembranças, as tatuagens, e, claro, o grandioso desfile e passeio de despedida pela cidade de Faro que acontece no domingo de manhã, num momento de verdadeira comunhão entre os motociclistas e a cidade que os acolhe.

Convém referir também que cada inscrição na 41ª Concentração Internacional de Motos de Faro dá direito a dois “tickets”: um para participar no sorteio de uma Indian FTR, marca que pelo sexto ano patrocina oficialmente a concentração, e outro para o sorteio de uma viagem à Daytona Bike Week.

Preço dos bilhetes da Concentração de Faro, autocarro gratuito e… atenção ao Código da Estrada!

Para poder participar na 41ª Concentração Internacional de Motos de Faro terá de garantir a sua inscrição e assim adquirir o acesso ilimitado a todo o recinto preparado pelo Moto Clube de Faro. O valor da inscrição é de 55€ e deverá ser feita logo na entrada do recinto para poder receber o seu “pack” de boas-vindas.

O que está incluído no valor do bilhete

– 1 T-Shirt

-1 medalha

– 1 bordado

– 1 autocolante (alusivos ao evento)

– Tickets para poder ganhar: uma moto Indian FTR – uma viagem a Daytona (Estados Unidos) para 2 pessoas

– Sardinhada de sábado

– Jantar de sábado

– Pequeno-almoço e almoço de domingo

Refira-se que para este ano o Moto Clube de Faro introduz uma importante novidade no que respeita aos pagamentos no interior do recinto da Concentração de Faro.

Todos aqueles que visitarem o Vale das Almas terão acesso a uma pulseira, que através de um chip de leitura permitirá fazer pagamentos sem necessidade de existir troca de numerário em formato físico (notas / moedas). Esta pulseira poderá ser carregada ilimitadamente, através de cartão de crédito / débito associado ou MB Way.

Por outro lado, e para facilitar as deslocações de todos aqueles inscritos que queiram deslocar-se de e para Faro a partir da concentração, o Moto Clube de Faro disponibiliza autocarro gratuito que estará a funcionar entre as 8H00 de quinta-feira dia 20 e as 8H00 de domingo dia 23 de julho.

Veja o ponto de partida no mapa que encontra mais abaixo neste guia.

Também não se esqueça que um dos lemas da Concentração de Faro é o famoso “zerOKilled – Todos Vivos”! Esta é uma festa para ser vivida das mais diversas formas. Os excessos por vezes levam a consequências indesejadas. Por isso, respeite as regras do Código da Estrada e se conduzir não beba!

Até porque nestes dias as autoridades competentes estarão, como bem sabemos, bastante atentas a tudo o que os motociclistas fazem e certamente vão atuar em conformidade!

Artistas e bandas da 41ª Concentração de Faro

Quinta-feira 20 de julho

– João Pid

Simply the Best – tributo a Tina Turner

Trotil

Break Free – tributo aos Queen

One Love Band – tributo a Bob Marley

– DJ Lipi

Sexta-feira 21 de julho

Little Orange

– Electric Temple – tributo a The Cult

La Plante Mutante

Entre Aspas

La Frontera

Hybrid Theory – tributo a Linkin Park

– DJ Lipi

Sábado 22 de julho

33LM

The Dixie Boys

4Revival

Cuca Roseta

Guano Apes

Expensive Soul

– DJ Lipi

Veja aqui o mapa do recinto da 41ª Concentração de Faro

concentração de faroFique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!