Confirmado – Euro5+ acaba com a Yamaha YZF-R1!

A partir de 2025 a Yamaha deixará de comercializar a superdesportiva YZF-R1 em especificação homologada para estrada. A culpa é do Euro5+.

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31 de dezembro de 2024 vai ser um momento particularmente especial para todos aqueles motociclistas que, de uma forma ou de outra, têm na Yamaha YZF-R1 a sua moto de sonho. Tudo porque a entrada em vigor das normas de homologação Euro5+ acaba por ditar o fim da superdesportiva de Iwata.

Aquilo que nas últimas horas começou por ser uma informação que deixava os fãs da R1 incrédulos, acabou por ser confirmada oficialmente pela marca japonesa.

A Yamaha não vai comercializar na Europa a R1 a partir de 2025 pois não vai investir num motor quatro cilindros em linha adaptado às normas Euro5+.

Depois de cumprir 25 anos de existência no ano passado, a R1, atualmente disponível também na variante especial R1M, equipada com componentes “premium” como as suspensões Öhlins eletrónicas de última geração ou carenagens em fibra de carbono, continua a fazer sonhar muitos motociclistas devido às suas prestações que a tornam numa moto perfeita para atacar os tempos por volta em circuito.

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r1Porém, o decréscimo nas vendas das superdesportivas, algo transversal a todos os fabricantes, tem levado esses mesmos fabricantes a repensar a sua estratégia no que diz respeito à comercialização de modelos de cariz desportivo, como é o caso da R1 e R1M.

Para conseguir adaptar o atual motor Crossplane de quatro cilindros em linha para cumprir com as normas Euro5+, a Yamaha seria obrigada a fazer um grande investimento que depois não seria facilmente recuperado com vendas das R1 e R1M nos concessionários.

Assim, a solução imediata passa por dar por terminada a produção da R1 e R1M, nas suas especificações para uso em estradas públicas, no final deste ano.

Mas será este o fim de uma das motos mais icónicas do mundo das duas rodas?

Na verdade, a Yamaha continuará a produzir a R1 para além de 2024. Tal como faz com a supersport R6 Race, a marca japonesa vai colocar à disposição dos motociclistas uma R1 apenas disponível para uso em pista.

Isso mesmo foi confirmado em comunicado divulgado há momentos pela Yamaha Racing, com o departamento de competição da casa de Iwata a deixar muitos pilotos e equipas que utilizam a R1 em competição, mais descansados.

Tendo em conta que a Yamaha R1 tem sido uma das motos mais populares para pilotos profissionais e amadores, e que ao mais alto nível, como no Mundial Superbike ou Mundial de Resistência FIM a R1 tem levado as cores da marca aos lugares mais altos do pódio e discute os títulos, o comunicado da Yamaha Racing aparece no momento certo para tirar qualquer dúvida que pudesse surgir em termos de fim do apoio ao programa de competição da R1.

A moto japonesa continuará a ser evoluída na sua especificação “track only”, com a Yamaha Racing a disponibilizar os mais diversos componentes especiais GYTR para que cada piloto consiga encontrar o material necessário para competir aos comandos da R1.

Espera-se que apesar deste interregno na produção da superdesportiva YZF-R1, no futuro a Yamaha volte a disponibilizar uma moto que apareceu pela primeira vez nas estradas e pistas de todo o mundo em 1998.

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