Os dias de guerra entre a Rússia e a Ucrânia trazem à memória os piores momentos da humanidade. E embora nada consiga “apagar” as vidas humanas que se perdem num conflito desta magnitude, esta é também uma oportunidade para descobrirmos a Iron Custom Motors e alguns dos seus trabalhos de customização de motos.
Para aqueles que estão menos por dentro do mundo das customizações e personalizações, a empresa ucraniana nasceu em maio de 2010 na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. O objetivo da Iron Custom Motors (ICM) era claro desde o primeiro momento: promover o mundo da customização ucraniana de motos a nível mundial.
E, passados quase doze anos, podemos dizer que a Iron Custom Motors conseguiu atingir os seus objetivos.
Embora os trabalhos da ICM incluam alguns automóveis, é nas motos que o estilo lacónico da empresa mais se faz notar. Mais de três dúzias de motos já foram personalizadas no espaço eclético das oficinas em Kharkiv, com uma especial apetência pelos modelos Harley-Davidson, embora não se recusem a qualquer desafio de customização que tenha por base motos de outros fabricantes.
São a única empresa de customização ucraniana que representa o seu país na cena internacional. Entre os muitos prémios e reconhecimentos conquistados desde a fundação em 2010, destaca-se claramente o 1º lugar no AMD World Championship of Custom Bike Building em 2016. A Iron Custom Motors garantiu a vitória com a sua proposta para a categoria café racer, a Beckman.
Mas os seus trabalhos não se ficam apenas pelas motos de exposição. Na realidade a Iron Custom Motors também gosta de se destacar em eventos de cariz desportivo. Em 2017 viajaram desde a Ucrânia até ao lado salgado de Bonneville para participar na famosa Speed Week. A viagem saldou-se com um recorde mundial de velocidade na categoria 350 APS-VG: 99,764 milhas por hora (cerca de 160,55 km/h).
A paixão pelas motos customizadas e pelos eventos de velocidade corre “nas veias” da equipa da Iron Custom Motors. Para além da Bonneville Speed Week, as motos preparadas pela empresa ucraniana já marcaram presenta também na gélida Baikal Mile, no lago gelado de Baikal.
E agora que já conhece um pouco da história desta empresa, está na altura de conhecer os detalhes de três das dezenas de projetos já completados pela Iron Custom Motors.
Iron Custom Motors – Beckman
Um projeto que teve como ponto de partida a cena custom ucraniana nos anos 80. A Beckman foi criada através de muitos componentes fabricados pela equipa da Iron Custom Motors, tendo como ponto de partida a Izh Jupiter 4 que começou a ser comercializada em 1982. O motor de dois cilindros original não servia as intenções do projeto e foi transformado num motor três cilindros com carburadores Mikuni VM26. No final, o motor passou para os 555 cc e uma potência de cerca de 50 cv às 7.500 rpm.
Como o motor ficou mais largo do que o originalmente previsto, foram também obrigados a trabalhar o quadro que o suporta. Assim, o quadro de uma Jawa 350 foi alargado e a traseira totalmente fabricada à mão.
Com uma pintura que utiliza as cores verde e vermelho e um aspeto algo industrial, a Beckman conta com pneus Firestone Deluxe Champion para abraçar totalmente a temática café racer que lhe permitiu conquistar a vitória no campeonato mundial em 2016.
Iron Custom Motors – Inspirium
Este é um dos projetos mais especiais para a equipa, não apenas porque mostrou ao mundo, mais uma vez, as capacidades técnicas da equipa, mas também se revelou como uma forma da ICM levar o “orgulho” ucraniano para os grandes palcos internacionais.
A Inspirium competiu na Bonneville Speed Week na classe 350 APS-VG, uma categoria destinada a motos vintage com data de fabrico até 1956 e de fabrico próprio. Com um motor até 350 cc e carenagens aerodinâmicas, esta moto conseguiu o recorde de velocidade em 2017 ao rodar a mais de 160 km/h.
Iron Custom Motors – Geometric
Provavelmente será o projeto menos convencional da ICM. A Geometric tem novamente por base o motor de uma Izh Jupiter à volta do qual a equipa desenhou, criou e fabricou um quadro tubular que abraça o motor de tal forma que tudo tem de ser montado no lugar, pois não há espaço para tentar encaixar peças completas.
O conceito do design geométrico desta moto pouco convencional foi idealizado por Mikhail Smolyanov, que colaborou neste projeto desde o primeiro momento.
O elemento em maior destaque é a cobertura da roda dianteira. Confere a todo o conjunto um certo aspeto “steampunk”, uma cobertura totalmente idealizada em exclusivo para a Geometric e que cobre quase por completo a roda dianteira e inclui ainda o espaço para o guiador e um sistema de suspensão que está fixo ao suporte superior. Uma solução original e muito pouco convencional, tal como toda a moto.
A Iron Custom Motors define a Geometric como uma moto retro-futurista. E a verdade é que o conceito acaba por funcionar… pelo menos em termos visuais.