Na sequência da assinatura da assinatura de uma Carta de Intenção, em 1 de Março deste ano, a Honda Motor, KTM F & E GmbH, Grupo PIAGGIO (PIA.MI) e Yamaha Motor, assinaram oficialmente o acordo de cooperação para a criação do Consórcio de padronização de Baterias intermutáveis para motos (SBMC).
Comprometidos com a promoção do uso generalizado de veículos elétricos leves, como ciclomotores, scooters, motos, triciclos e quadriciclos no setor dos transportes de gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias no contexto das políticas climáticas internacionais, os membros fundadores do Consórcio acreditam que a disponibilidade de sistemas de bateria substituíveis padronizados é a chave para o desenvolvimento da eletromobilidade de baixa tensão.
O objetivo subjacente do Consórcio é encontrar soluções para as preocupações que os clientes possam ter em relação ao futuro da eletromobilidade, como a autonomia, o tempo de carregamento e e estações de carga, bem como dos custos. Por isso o acordo prevê quatro objetivos principais:
- Desenvolver especificações técnicas comuns dos sistemas de bateria intermutáveis
- Confirmar o uso comum dos sistemas de baterias
- Fazer e promover especificações comuns do Consórcio como um padrão dentro dos organismos de normalização europeus e internacionais
- Expandir o uso da especificação comum do Consórcio para uma escala global
Ao trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas e organismos de normalização nacionais, europeus e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.
Na verdade, a disponibilidade de estações de carregamento varia entre os países e ainda há informações limitadas para os usuários finais. Portanto, com este Consórcio, a Honda, KTM, Piaggio e Yamaha visam envolver os decisores políticos para o desenvolvimento e implantação de infraestruturas de carregamento e promover o aumento de veículos elétricos.
Os quatro membros fundadores encorajam todas as partes interessadas a se unirem à cooperação para enriquecer a experiência do Consórcio, e a fim de garantir uma grande difusão de baterias de padrão comum no futuro. Os interessados em ingressar no SBMC podem entrar em contato com um dos membros fundadores para maiores informações.
Outros artigos:
Consórcio japonês para padronização de baterias elétricas chega a acordo