O Consórcio nipónico para Substituição de Baterias de Motos Elétricas chegou a um acordo para a padronização de baterias substituíveis e respetivos sistemas de substituição, permitindo a partilha de baterias e abrindo caminho para uma maior utilização de motos elétricas no Japão.
Este Consórcio foi estabelecido pela Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha em Abril de 2019, com o objetivo de aumentar a utilização das motos elétricas no Japão. Desde a sua criação, este Consórcio tem vindo a formular os padrões para a troca de baterias de utilização em diversos modelos de marcas diferentes e respetivos sistemas de substituição, na tentativa de encontrar uma solução para os problemas que impedem a adoção generalizada de motos elétricas como solução de mobilidade mais ecológica e conveniente – a autonomia e a redução dos tempos de carga.
A fim de estabelecer a conveniência e eficácia da troca de baterias entre modelos de diversas marcas, o Consórcio tem vindo a cooperar desde o ano passado com os testes de campo “e-Yan OSAKA” realizados pelo Subcomité para a Promoção de Motos Elétricas da Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão, em colaboração com a Prefeitura de Osaka e a corporação universitária nacional da Universidade de Osaka; o objetivo é tornar popular e aumentar a utilização de motos elétricas mais amigas do ambiente.
Partes das especificações comuns acordadas estão em conformidade com o documento técnico TP21003 da Sociedade de Engenheiros do Ramo Automóvel do Japão (JASO – Society of Automotive Engineers of Japan, Inc. Organization) emitido a 19 de Março. O Consórcio fará diversas verificações técnicas e padronização para a troca de baterias de utilização em diversos modelos de várias marcas, tendo por base essas especificações comuns. Com o aumento da procura mundial pela mobilidade elétrica e com vista à eliminação das emissões de carbono nas nossas vidas, este Consórcio vai trabalhar em conjunto com a Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão para conseguir esta utilização mútua internacional (padronização internacional).
À medida que a consciência ambiental aumenta globalmente, o Consórcio acredita na consideração e promoção conjunta em toda a indústria de motos, para conseguir um ambiente que seja favorável à adoção generalizada na indústria de motos, sendo uma aspecto vital para que as motos continuem a ser a mobilidade preferida dos clientes, contribuindo também para conseguir uma sociedade neutra em carbono.
Noriaki Abe, representante da Honda no Consórcio e Diretor Executivo das Operações de Motos da marca da asa dourada acredita numa nova etapa para a indústria japonesa com depois de alcançado este acordo: “A padronização de baterias de uso mútuo é uma enorme conquista, só possível porque os quatro fabricantes japoneses de motos trabalharam juntos nos últimos dois anos. Agradeço a todos os associados do Consórcio e à Sociedade de Engenheiros do ramo Automóvel do Japão pela sua compreensão e apoio. Vamos continuar a nossa cooperação para conseguir atingir um nível que permita o uso mútuo das baterias substituíveis e, com base neste nosso acordo, também continuaremos a competição entre nós para desenvolver produtos cada vez mais atraentes que atendam às necessidades dos nossos clientes. Graças aos nossos esforços de cooperação e competição, vamos continuar a trabalhar para conseguir uma adoção generalizada das motos elétricas no sentido de concretizarmos uma sociedade mais sustentável.”
Refira-se que a Honda e a Yamaha paralelamente trabalham com a Piaggio e KTM para encontrarem soluções conjuntas de padronização de baterias elétricas em solo europeu.
Outros artigos: