Texto Fernando Pereira • Fotos Bruno Rebelo e Aurora
Rally Raid para todos
Para os amantes do todo-o-terreno, a escolha é cada vez mais ampla e vasta. Temos desde as específicas motos de motocross, com objectivos bem traçados que são rodar em circuito fechado; as motos de enduro, legalizadas para rolar na via pública, muitas delas descendentes directas das motos de motocross, mas mais domadas e amigáveis que nos permitem uma utilização mais vasta e em diferentes tipos de terreno; a oferta no universo trail que não pára de aumentar e, por fim, o conceito “dual sport” que é o segmento mais vasto e abrangente de todos.
Dentro de todas estas propostas, temos uma ampla oferta de estilos e cilindradas. Através desta oferta, podemos optar exactamente pela moto mais indicada para nós, tendo em conta aquilo que nos propomos a fazer, seja uma viagem, um passeio off road, uma mistura de ambos, umas saídas de fim-de-semana, uns passeios pelo Alentejo, uma expedição a Marrocos, ou mesmo uma prova em África.
No entanto, as marcas começam a fazer modelos que se podem adaptar ainda melhor a todas estas situações, como é por exemplo o caso da Husqvarna 701 Enduro que, basicamente, é uma moto de enduro, com um motor de maior cilindrada, que nos permite fazer programas que podem incluir alcatrão, terra, trilhos mais técnicos e grandes ligações por asfalto de forma eficiente, divertida e muito confortável.
Para este tipo de modelos começam também a existir cada vez mais marcas de equipamentos a fabricar kits que se podem facilmente adaptar e torná-las em motos mais agressivas, mais eficientes e aptas para o verdadeiro conceito Rally Raid, tão apreciado por todos aqueles que um dia gostariam de fazer uma grande prova de todo-o-terreno em África.
Kits Aurora, o que alteram?
A Aurora é uma dessas empresas que na Grécia, faz kits e peças com o intuito de tornar as Husqvarnas 701, as KTM 690, as 790 Adventure as 950 Adventure e em breve também a Yamaha T7, em autênticas motos Rally Raid com diferentes níveis de preparação, conforme os desejos e bolsas de cada um.
Utilizando a mais moderna tecnologia de corte a laser, CNC, 3D CAD e impressoras 3D e trabalhando diretamente com vários pilotos do panorama internacional de Rally Raids, têm vindo a desenvolver produtos que são considerados como referências em qualidade e eficiência neste sentido de utilização mais intensiva de provas desportivas. Alessandro Botturi no Africa Race, a piloto Anastasia Nifontova no Dakar, Pal Anders Ullvaseter, Stefan Svitko, entre outros, têm sido pilotos que têm corrido com material da Aurora e contribuído para a evolução dos produtos que são postos no mercado para o utilizador final.
No Evento “O Nosso Dakar”, organizado anualmente pela Longitude 009 no sul do País, tivemos a oportunidade de rodar com duas Husqvarna 701 Enduro totalmente preparadas pela Aurora. Uma trazia instalado o Kit Xplorer e a outra, o Kit Lite.
Xplorer
O Kit Xplorer é a maior preparação que a marca Grega tem para esta moto. Com este Kit super completo, a moto fica completamente “Race Ready” e com aspeto de uma verdadeira moto de fabrica pronta para enfrentar um Dakar. Com este Kit, e se o montar numa 701 Enduro saída nova do stand, não perde a garantia pois está completamente preparado para ser um Plug and Play, sem qualquer corte ou alteração da estrutura original da moto. Essa é, aliás, uma característica comum a todos os equipamentos da marca grega.
Do kit Xplorer faz parte a torre de navegação com faróis e acessórios; dois depósitos de combustível e todas as peças necessárias para os colocar na moto; proteção de cárter; ecrã; kit de decoração; colectores de escape; suporte para GPS e assento gel que pode ter várias configurações, Touring ou Rally. Com esta configuração a moto fica pronta para fazer aquela viagem a Marrocos durante 30 dias de pistas de pedras e areia sem qualquer restrição. A 701 Enduro torna-se agora mais Rally Raid.
A configuração do deposito e da torre altera-nos um pouco a forma de conduzir a moto. A posição de condução recua um pouco, no entanto, para rolar de pé a posição é perfeita. Os depósitos, que na sua totalidade passam a suportar 28 litros de combustível, ficam bem enquadrados no conjunto e são exatamente os que as KTM de fábrica usam no Dakar. A qualidade e capacidade para aguentar impactos está mais que provada, portanto, aqui a Aurora não facilitou e usa-os neste kit. O assento usado deu bastante conforto aos dois dias do evento. A sua concepção está muito bem conseguida. A torre de navegação não prejudica em nada a condução e está feita com um detalhe incrível.
Nota-se que os engenheiros da Aurora não deixaram os pormenores à parte. Também aqui, muitas das peças usadas são as das KTM de fábrica. A 701 Xplorer fica assim uma moto grande, mas ágil e divertida e enquanto rodava pelos estradões do baixo Alentejo só pensava: “isto lá em Marrocos é que era!!”
Rally Lite
Esta versão proposta pela Aurora é mais acessível em termos financeiros e já confere à Husqvarna uma postura mais Rally, sem, no entanto, ter os depósitos de maior capacidade. O kit inclui a torre de navegação e seus acessórios (ecrã e adaptadores) tampas laterais, todos os suportes e autocolantes exclusivos.
Esta versão que também tivemos oportunidade de testar, acaba por ser uma das melhores propostas para a Husqvarna, uma excelente proposta para a utilização da 701 Enduro em Portugal e até mesmo em viagens maiores. A moto fica mais leve e ágil, a posição de condução mais agressiva com a possibilidade de nos “pendurarmos” um pouco mais na frente nas zonas mais sinuosas. Por tudo isto, esta versão acaba por ser mais fácil de explorar do que a Xplorer.
Ganhamos ainda aquela proteção extra aerodinâmica que a 701 Enduro não tem originalmente, o que ajuda bastante nas ligações em alcatrão e não perdemos agilidade do conjunto geral. É, portanto, a solução ideal para uma verdadeira Dual Sport ou Rally Raid.
PREÇOS AURORA
- Husqvarna 701 Enduro Xplorer – 5 161€ + IVA
- Husqvarna 701 Enduro Rally Lite – 1 694€ + IVA
CONTACTOS
Longitude 009