Contacto Benelli 302s

A gama da Benelli tem vido a crescer, e ao mesmo tempo a marca tem consolidado alguns dos seus modelos. É o caso da 302S, que mantém a sua essência, mas com estética renovada, especialmente chamativa neste tom de ver ‘fluorescente’.

Texto Vitor Martins • Fotos Rogério Sarzedo

Naked de iniciação

Durante muitos anos a Benelli praticamente passou despercebida em Portugal, e mesmo no seu país de origem esta que é actualmente a mais antiga marca italiana no activo, passou por fases conturbadas e quase desapareceu.

A Benelli ganhou nova vida em quando foi adquirida, já neste século, pela Qianjiang, que tratou de rejuvenescer a gama. A empresa chinesa manteve a sede da Benelli na sua cidadenatal de Pesaro, e apostou inicialmente em motos de baixa e média cilindrada acessíveis. A Benelli tem vindo a expandir a sua gama, quer em termos de tipo de motos, quer em termos de motorizações, englobando agora motos dos 125 aos 750 cc, com o lançamento recente das Leoncino 800 e da naked 752S. A 302S é uma das motos que tem ajudado a Benelli a crescer.

Em relação à BN302 que tivemos oportunidade de rodar em 2015 (Motojornal n.º 1359) pouco mudou tecnicamente, mas foi actualizada em vários aspectos. Esta pequena naked usa o motor de dois cilindros paralelos de 300 cc, com 38 cv de potência máxima atingidos às 11 000 rpm. O motor está montado num quadro tubular em treliça, com forquilha telescópica invertida à frente, de Ø41 mm e 135 mm de curso, e um mono-amortecedor traseiro, montado lateralmente no braço oscilante também tubular, com acção directa.

O que notamos assim que nos sentamos a bordo é o novo painel de instrumentos, um moderno ecrã TFT, que veio substituir a anterior combinação de conta-rotações analógico e ecrã LCD. O TFT é auto-ajustável consoante a luminosidade exterior, só para além de mudar para um tom mais escuro à noite (ou na passagem por um túnel) a sua configuração também muda, com as informações a mudarem de sítio, o que inicialmente é um pouco desconcertante. Para navegar entre o odômetro total e os parciais foi instalado um discreto botão no suporte do espelho retrovisor direito; no outro está o botão para desligar o ABS.

Outra modernização é o farol LED dianteiro, que contribui também para o ar mais moderno da 302S. O assento da 302S está a apenas 795 mm do solo, tornando-a acessível a motociclistas de qualquer estatura ou experiência, e tendo potência inferior a 35 kW/48 cv, pode ser conduzida pelos detentores da carta A2.

O bicilíndrico de duas árvores de cames à cabeça e quatro válvulas por cilindro oferece um bom empurrão desde baixas rotações e sobe facilmente de rotações. O facto de as relações da caixa de seis velocidades serem algo curtas também contribui para isso; o que acaba por ajudar muito no trânsito da cidade, uma vez que não é preciso estar constantemente a usar a caixa de velocidades, pois mesmo em terceira, quase parados, basta acelerar para a 302S ganhar velocidade sem soluços nem hesitações.

Outra coisa que não mudou foi o ronco digno de uma moto maior: o escape bem integrado visualmente sob o braço oscilante, junto à roda traseira tem um som mais ‘adulto’ do que o aspecto de ‘adolescente rebelde’ pode fazer adivinhar, e acaba por tornar a condução em estrada mais entusiasmante. A ciclística é eficaz, mas as suspensões continuam a pender mais para o rijo, o que acaba por prejudicar o comportamento em mau piso, penalizando tambémo conforto, algo de que já nos tínhamos queixado na versão anterior.

O que mudou em relação à versão anterior que tínhamos experimentado, foi a implementação do sistema ABS, que fornece assim uma boa dose de confiança, especialmente em pisos mais escorregadios. Em suma, a 302S continua a ser uma simpática 300 para utilização diária ou voltinhas de fim-de-semana; com um depósito de 16 litros e consumos a rondar os 4,5 litros aos 100 km tem autonomia para mais de 350 km.

A facilidade de condução – motor linear, baixa altura do assento, boa posição de condução, ciclística eficaz – torna-a ideal para quem procura uma primeira moto ou vem das 125 cc e que algo maior e um pouco mais despachado. Falemos agora do elefante na sala, ou melhor, no parque de estacionamento. Já havia uma 302 verde, mas não com este tom de verde. As fotos não fazem jus à intensidade da fluorescência desde verde, que em dias de sol quase exige óculos de sol. Mais um pouco e brilhava no escuro!

Mas se inicialmente esta cor é chocante, a verdade é que acaba por adequar-se muito bem à 302S. E com esta cor nenhum automobilista pode dizer depois ‘ah, desculpe, não o vi’… Para além do verde ‘pirilim’, a 302S está disponível em branco, preto e vermelho, e é comercializada em Portugal por 4470 €.

Ficha Técnica

BENELLI 302S
PREÇO 4 470 €
MOTOR  Dois cilindros paralelos, 4T, refrigeração por líquido
DISTRIBUIÇÃO  Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
DIÂMETRO X CURSO  65 x 45,2 mm
CILINDRADA  300 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  38 cv/11 000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  25,6 Nm/9750 rpm
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo
CAIXA  Seis velocidades
FINAL  Por corrente
QUADRO  Tubular em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica invertida, Ø41 mm, curso 135 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA  Sistema monoamortecedor, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO  Dois discos de Ø260 mm, pinças de 4 êmbolos, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  Disco de Ø240 mm, pinça de dois êmbolos, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70 x 17
PNEU TRASEIRO  160/60 x 17
COMPRIMENTO MÁXIMO  2130 mm
LARGURA MÁXIMA  800 mm
ALTURA DO ASSENTO  795 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1410 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  16 litros
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)  204 kg
CORES  Vermelho, ver, branco ou preto
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Multimoto Motor Portugal