Texto Vitor Martins • Fotos Rogério Sarzedo
O leãozinho
A gama da Benelli está cada vez mais abrangente, com mais modelos e mais versões de cada modelo. Em 2017 a marca italiana, há meia dúzia de anos na posse do gigante Qianjiang Group Co., LTD, empresa chinesa com mais de 10 000 funcionários cujo negócio abrange, para além das motos, o imobiliário, investimento no exterior e importação e exportação.
O grupo chinês produz cerca de 1,2 milhões de motos por ano. A história de mais de 100 anos da Benelli foi, como a de outras marcas italianas, algo conturbada, e mudou de mãos várias vezes. Agora parece ter conseguido alguma estabilidade, com um crescimento sustentado e com motos talhadas para o mercado europeu. Apesar da propriedade da empresa ter passado para a China, o Centro Stile Benelli continua a operar desde Pesaro, onde a marca nasceu em 1911. E ali decidiram recuperar o nome Leoncino, que foi um modelo histórico na marca.
Depois de ter interrompido a produção devido à II Guerra Mundial, a Benelli recuperou a actividade e em 1951 lançou a Leoncino 125, usando um motor a dois tempos e colocando orgulhosamente o leão do logótipo da Benelli no guarda- lamas dianteiro cromado (Leoncino significa leãozinho, em italiano). Depois de Leopoldo Tartarini ter vencido o Motogiro d’Italia em 1953 aos comandos do pequeno ‘leãozinho’, o modelo tornou-se num autêntico sucesso de vendas e num dos modelos mais importantes da história da marca. Apesar de no EICMA de 2018 a Benelli ter apresentado uma nova Leoncino 125 a par da 250, a oitavo de litro não está ainda pronta para entrar em comercialização. Assim, a Leoncino 250 é, para já, a versão mais pequena deste modelo em comercialização (a Leoncino 800 deverá chegar no início do Verão e a Leoncino 800 Trail chegará um pouco mais tarde, enquanto que já no início do ano deverão chegar outras duas novidades, a retro Imperiale 400 e a naked 752S).
A Leoncino 250 usa o motor monocilíndrico de 249 cc que podemos encontrar noutros modelos da marca, com duas árvores de cames à cabeça e quatro válvulas. Produz uma potência máxima de 25,8 cv às 9250 rpm e está instalado num quadro em treliça de tubos de aço. À frente está equipada com uma forquilha invertida de Ø41 mm e atrás, tem um amortecedor montado num braço oscilante tubular. Esteticamente a Leoncino é… uma Leoncino, praticamente igual às suas irmãs. E tal como a Leoncino original dos anos ‘50, tem o leão no guarda-lamas dianteiro. E sendo uma moto desenhada em Itália, o design é cuidado, embora alguns pormenores façam lembrar modelos de outras marcas. O assento está muito bem integrado no conjunto do depósito, cuja linha se prolonga até ao minimalista farolim traseiro.
O suporte de matrícula está apoiado no braço oscilante, integrado num mini-guarda-lamas, contribuindo para uma traseira ‘limpa’. A iluminação é LED, com o farol dianteiro a ser uma evolução do farol da Leoncino 500. Tratando-se de uma dois e meio, as suas dimensões são compactas, e o assento a 810 mm do solo – ligeiramente mais alta que a naked bicilíndrica 302S – não coloca grandes dificuldades e, pesando pouco mais de 160 kg em ordem de marcha, a Leoncino 250 está perfeitamente à vontade em ambiente urbano, que será o seu ‘habitat natural’. O guiador largo e alto q.b. proporciona uma posição e condução que deixa o tronco verical, e também um bom controlo dinâmico. A caixa de relações curtas permite usar o motor desde as mais baixas rotações, tornando fácil a condução em cidade, mas à custa de muitas passagens de caixa. Porém a suavidade da própria caixa de velocidades e da embraiagem facilitam o processo. O baixo peso simplifica as manobras a baixa velocidade, e ajuda à agilidade da Leoncino 250. Isso confirma-se também em estrada, onde, apesar das prestações modestas inerentes ao monocilíndrico de 250 cc, a Leoncino consegue ser muito divertida de conduzir.
Com um depósito de 12,5 litros, e um consumo a rondar os 3,5 l/100 km, a Leoncino tem cerca de 350 km de autonomia, o que significa grandes distâncias sem preocupações de abastecimento ou, no caso de ser usada diariamente no percurso casa/ trabalho, muitos dias sem ter que passar na estação de serviço. Proposta por 3780 €, a Benelli Leoncino 250 é mais barata do que algumas 125 cc e é uma boa proposta para quem acabou de tirar a carta, já que é igualmente fácil de conduzir e representa uma boa escola para quem pretende depois passar para algo maior. Para além disso, é uma excelente proposta para uma utilização diária, especialmente em meio urbano, mesmo que o trajecto inclua troços de auto-estrada, onde a Leoncino 250 está um pouco mais à vontade que uma 125 cc.
Ficha Técnica
BENELLI LEONCINO 250 | |
PREÇO | 3 780 € |
MOTOR | Um cilindro, 4T, refrigeração por líquido |
DISTRIBUIÇÃO | Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas |
DIÂMETRO X CURSO | 72 x 61,2 mm |
CILINDRADA | 249 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 25,8 cv/9250 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 21 Nm/8000 rpm |
EMBRAIAGEM | Multidisco em banho de óleo |
CAIXA | Seis velocidades |
FINAL | Por corrente |
QUADRO | Treliça em tubos de aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Forquilha telescópica invertida, Ø41 mm, curso 125 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Sistema monoamortecedor, curso de n.d. |
TRAVÃO DIANTEIRO | Disco de Ø280 mm, pinças de 4 êmbolos, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | Disco de Ø240 mm, pinça de um êmbolo, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 x 17 |
PNEU TRASEIRO | 150/60 x 17 |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2030 mm |
LARGURA MÁXIMA | 840 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1677 mm |
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO | n.d. |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 12,5 litros |
PESO (EM ORDEM DE MARCHA) | 162 kg |
CORES | Branco, cinzento, castanho e vermelho |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Multimoto Motor Portugal |