Texto Domingos Janeiro • Fotos Jahn Potography
Ciclística
O quadro é igual às restantes nineT, em tubos de aço e destaca-se por ser composto por três secções: secção dianteira; secção traseira e a secção desmontável para o passageiro, permitindo assim maior facilidade na hora de personalizar a nineT. A ciclística é leve, ágil e neutra e esse é um dos seus trunfos em todos os terrenos que pise, seja na cidade, estrada aberta ou numa qualquer enrolada estrada de montanha. A forquilha dianteira telescópica é a mesma que encontramos na Scrambler, sem afinação, que em conjunto com o monoamortecedor traseiro, regulável na pré-carga da mola, se apresentam firmes, compensadas, em termos de conforto, pelo novo assento de maior espessura e novo desenho. Na verdade, nunca sentimos qualquer tipo de desconforto na nova R nineT, mesmo no final dos 120 km que rodámos na região alemã de Frankfurt, onde só fomos mesmo incomodados pelos mais de 40° Centígrados que apanhámos! As jantes de raios remetem-nos para o antigamente, mas somos brindados com um conjunto de travagem de topo, composta por dois discos de 320 mm na frente, com pinças Brembo de quatro êmbolos e um traseiro de 265 mm, ambos com ABS, que pode ser totalmente desconectável. No plano da segurança, contamos ainda com o controlo de tracção.