Texto: Vitor Martins. Fotos: Motojornal
Turismo à Americana
Em 2016 a Harley-Davidson anunciou um motor totalmente novo, desenvolvido em três versões diferentes, Milwaukee-Eight 107, Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 e Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114. Esta última estava reservada apenas aos modelos especiais Custom Vehicle Operations (CVO). Este motor, apesar de ser totalmente novo, marcando o início da nona geração de Big Twin, mantinha características tradicionais da marca americana: um V2 a 45°, com distribuição por hastes e balanceiros. Mas com novidades: passou a ter quatro válvulas por cilindro, e o sistema de refrigeração por líquido na zona das válvulas de escape, estreado no Twin-Cooled High Output Twin Cam 103, aperfeiçoado e ainda um veio de equilíbrio.
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31.850€
1868 cc
164 Nn
416 kg
Aliás, controlar a temperatura e o calor emanado do propulsor tem sido uma preocupação da H-D nos últimos anos, e por isso o Twin-Cooled Milwaukee- Eight 114 continua a beneficiar do EIMTS (Engine Idle Temperature Management System, ou sistema de gestão da temperatura ao ralenti) que corta a injecção de combustível para o cilindro traseiro, ficando a funcionar apenas o cilindro da frente, quando se cumprem uma série de condições: temperatura do motor acima de determinado valor, acelerador fechado e motor a funcionar ao ralenti (basicamente o que acontece quando paramos, por exemplo, num semáforo, num dia de Verão). Para além disso, os catalisadores foram recuados, ficando mais afastados do condutor. Este motor passa agora a equipar também todos os modelos da gama touring, incluindo, naturalmente, a Ultra Limited.
Este modelo é o topo de gama das turísticas de Milwaukee, e foi feita para papar quilómetros em estrada, e é fácil imaginarmo-nos nas rectas sem fi m das grandes planícies do centro dos EUA, com uma rockalhada a sair em alto e bom som do rádio… perdão, do sistema de infotainment Boom! Box GTS. Clichés à parte, é precisamente a isso que a Ultra nos convida. Amplo e confortável assento, plataformas para os pés, um autêntico sofá para o passageiro, cruise control, sistema de navegação integrado, autonomia para cerca de 400 km, uma boa playlist, e estamos preparados para parar apenas ao pôr-do-sol… yeah, baby! Este é o habitat natural da Harley-Davidson Ultra Limited.