Contacto Husqvarna Svartpilen 701

A Husqvarna vai avançando com a sua estratégia de expandir a marca para lá da tradição nos modelos de todo-o-terreno ou motocross. Graças à introdução de modelos de estrada tem vindo a aumentar os números de vendas em todo o mundo. A Svartpilen 701 é mais uma a juntar a essa lista, e é uma delícia de moto.

Contacto Husqvarna Svartpilen 701

Texto: Vitor Martins; Fotos: Husqvarna.

Anterior
Seguinte

Estilo Próprio

A Husqvarna é uma das mais antigas marcas de motos, tendo começado em 1903. Para além de motos de estrada, a marca sueca dedicou-se também à competição, tendo competido nos grandes prémios desde os anos 1930. Nos anos 1960 dominavam as provas de motocross com os seus eficazes e leves motores a dois tempos. Mais tarde, a empresa iria concentrar-se no motocross e enduro e que se tornaram na sua imagem de marca.

Em 1987 foi vendida ao então Grupo Cagiva de Claudio Castiglioni, que na altura já detinha também a Ducati e a Moto Morini. A produção da gama, composta essencialmente por modelos de enduro e motocross passou para Varese. Parte da equipa técnica da marca deixou a empresa e criou a Husaberg. A Husqvarna seria depois adquirida pela BMW em 2007, mantendo a produção em Itália, e a empresa alemã tinha nos seus planos diversificar a gama da marca de origem sueca, e nasceu a Nuda 900, usando o motor bicilíndrico da F800. Porém a BMW mudou de ideias e vendeu a Husqvarna, que foi adquirida pela Pierer Industrie AG, de Stefan Pierer, patrão da KTM, em 2013, passando um ano depois os direitos da marca para a KTM AG.

Começou então uma nova era para a Husqvarna. Logo em 2014, no EICMA em Milão, ficou patente a vontade de alargar o âmbito da marca para lá do enduro e motocross com a apresentação dos primeiros protótipos da Svartpilen e Vitpilen. No ano seguinte surgiram as Supermoto 701 e Enduro 701 e começavam a aparecer as versões definitivas dos protótipos de 2014, que hoje consistem numa gama de 4 motos: a Vitpilen 701, Vitpilen 401 e as Svartpilen 701 e Svartpilen 401.

Anterior
Seguinte