Contacto: Indian FTR1200/S

A espera terminou e finalmente podemos subir a bordo de uma das novidades mais aguardadas do ano, a Indian FTR1200. Uma agradável confirmação do que era esperado: uma moto muito divertida, com um motor muito disponível e uma ciclística muito válida.

Contacto Indian FTR1200 S

Texto Domingos Janeiro • Fotos Félix Romero e Ula Serra

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A Americana Mais Europeia

A Indian arrisca-se a ser um daqueles “case studies” apresentados em qualquer faculdade de marketing e Gestão, pelo trabalho feito na penetração da marca na Europa e pelo trabalho desenvolvido ao nível de novos modelos, que culmina agora com o lançamento da tão esperada FTR1200 que deixou de ser uma moto pensada para ser usada no mercado interno americano. Muito pelo contrário, o mais recente modelo da Indian, além de ampliar e diversificar a gama, pretende ajustar-se melhor aos parâmetros e exigências do mercado europeu, que em conjunto com o mercado do Médio Oriente e África (EMEA) representam o maior crescimento no volume de negócio da Indian, com um crescimento de 46%.

DESTAQUES
15 990€
1203 cc
123 cv
221 kg

 

A FTR1200 oferece exactamente o que o mercado europeu e global pede actualmente: estilo flat track (em plena força no que a moda e tendências diz respeito), boas sensações, polivalência e, acima de tudo, boas prestações, que permitam não só uma aprendizagem na condução, mas também a evolução das capacidades de cada utilizador, com uma moto simples e fácil de conduzir, mas com capacidades para levar os mais experientes a serem muito rápidos. Em termos de crescimento, a Indian actualmente apresenta um crescimento de 1% no mercado americano; 12% no Latino Americano; 34% no Internacional e 23% no Asiático.

Nasce uma estrela

Ou melhor, duas! Muito antes de 2016, ano em que Indian deu a conhecer ao mundo o seu regresso ao campeonato americano com a novíssima FTR750 desenvolvida em exclusivo para recuperar a equipa Wrecking Crew, já a marca americana preparava a sua jogada de mestre, antecipando o crescente aumento do interesse pelo flat track, principalmente fora da Europa, onde este estilo e disciplina não tinha tanta expressão. Assim, a par da 750 cc de competição, a marca nascida em Springfield revelou o modelo de produção, inspirada na FTR750 e que pretendia colocar, acessível ao mercado todo o espírito e herança da marca no que a este segmento diz respeito. E fê-lo agora de forma muito própria, dando assim início a um segmento praticamente novo e desconhecido. O desejo demonstrado pelo público por este modelo de produção, a FTR1200 foi imediato e quando foi mostrada, nesse ano, no salão de Milão, a marca ficou com bons indícios de que aqui poderia estar um novo “ovo de Colombo”.

Nos anos seguintes, o público continuou a demonstrar grande interesse e vontade de ver nova 1200 ao vivo e a cores, com a lista de interessados em fazer test drives a engrossar de dia para dia. Na competição, a estreia da equipa americana Wrecking Crew no campeonato americano de flat track não poderia ter corrido melhor, uma vez que se sagraram campeões. Em 2018, o sucesso foi ainda maior, com a Indian a vencer 17 das 18 corridas feitas nas ovais dos EUA. Só faltava mesmo a versão de produção definitiva! Ei-la aqui! Na verdade, o nosso colaborador Alan Cathcart já a havia testado em 2018 e cujo teste publicámos na edição 1444 de 23 de Novembro de 2018, como modelo de pré-produção, mas agora, tivemos a oportunidade de testar a versão final. Embora chegada aos concessionários só esteja agendada para o final do mês de Maio, no início do ano, os concessionários tiveram a oportunidade de mostrar ao vivo a nova FTR1200.

Interpretação própria

Naturalmente que um modelo com estas características e qualidade anunciada, foi de imediato alvo de comparações com outros modelos, de outras marcas, mas a verdade é que a nova FTR1200 criou o seu próprio espaço, sem “boleias” ou “cobiças”. O estilo flat track era praticamente desconhecido e uma “não” aposta por parte das marcas, com excepção para a eterna rival da Indian, a Harley- Davidson, através da XR1200, embora com características e especificações muito longe do que é esta FTR. Assim, a Indian começou a traçar o seu próprio caminho e para isso desenvolveu uma moto de raiz, com um motor totalmente novo e uma base ciclística que pode da origem a muitos e variados modelos, como aliás os representantes da marca fizeram questão de referir nesta apresentação mundial, que nos levou a atravessar o Oceano Atlântico, até Los Angeles.

Com vista a colocar a FTR acessível a todos os potenciais clientes e mercados, a Indian desenvolveu uma série de versões e níveis de equipamento que os clientes podem optar aquando da compra da FTR (ver caixa). No comum, todas as versões apresentam uma qualidade de componentes que fazem inveja, que tradicionalmente podemos encontrar nos modelos japoneses e europeus.

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