Adam Child • Fotos Simon Lee
Tigre furioso, gatinho doméstico
No entanto apesar destes valores debitados pelo motor, a Z H2 é tudo menos uma moto de corrida, e esconde uma dupla personalidade. Esta ridiculamente agressiva H2 pode ser tão dócil quanto o amigável e velho cão à porta do café, que com uma aceleradela se vira de repente e nos morde na canela. Bem vindos ao Jekyll e Hyde do mundo das motos.
Motor
Enquanto que os outros construtores parecem aumentar a cilindrada em busca de mais potência, a Kawasaki optou por uma diferente e viciante alternativa, a sobre- -alimentação. A primeira Kawasaki sobre-alimentada deste século, a H2 (e a H2R) apresentada no Qatar em 2015, era uma colossal declaração de intenções de 220 cv – eu sei, porque fui um dos primeiros fora da Kawasaki a conduzi-la.
A H2 foi depois refinada, acalmada e reformulada na H2 SX, uma sport touring papa-quilómetros, que apesar da complexa carenagem, tem muito em comum com a Z H2. A Z H2 usa o compressor com o rotor ‘equilibrado’ de Ø69 mm da SX para ajudar a oferecer um grande aumento de binário a baixos e médios regimes. Não se deixem enganar, eles não acrescentaram demasiada água ao malte escocês de qualidade, pois esta Z H2 duplica-vos o comprimento dos braços com meia aceleradela.
A potência máxima fica a apenas 3 cv do valor da superbike da Kawasaki, a ZX-10R, enquanto o binário máximo, entregue às 8500 rpm, 1000 rpm mais cedo do que na H2 SX, é de 137 Nm. E sim, o resultado é um empurrão instantâneo que é difícil de assimilar ao início. O pneu traseiro consegue encontrar muita aderência graças à sofisticada electrónica, por isso nós ficamos sentados à espera que a moto tente arrancar-nos os braços das articulações. Mas há o reverso da medalha.
(…)
O teste completo da Kawasaki Z H2 encontra-se na edição Nº 1481 da Motojornal, revista que pode adquirir em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1481/
Ficha Técnica
KAWASAKI Z H2 | |
PREÇO | desde 18 390 € |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, 4T, refrigeração por líquido, sobre-alimentado |
DISTRIBUIÇÃO | Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro |
DIÂMETRO X CURSO | 76 x 55 mm |
CILINDRADA | 998 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 200 cv/11 000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 137 Nm/8500 rpm |
ALIMENTAÇÃO | Injecção electrónica, corpos Ø38 mm, sobre-alimentada |
EMBRAIAGEM | Multidisco em banho de óleo, deslizante |
CAIXA | Seis velocidades |
FINAL | Por corrente |
QUADRO | Tipo treliça |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Forquilha telescópica Showa, Ø43 mm, totalmente ajustável, curso 120 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Sistema monoamortecedor, amortecedor Showa, curso 134 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | Dois discos de Ø320 mm, pinças Brembo monobloco de 4 êmbolos de montagem radial, Cornering ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | Disco de Ø260 mm, pinça Nissin de 1 êmbolos, Cornering ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 x 17 |
PNEU TRASEIRO | 190/55 x 17 |
COMPRIMENTO MÁXIMO | n.d. |
LARGURA MÁXIMA | n.d. |
ALTURA DO ASSENTO | 830 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1455 mm |
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO | n.d. |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 19 litros |
PESO (EM ORDEM DE MARCHA) | 236 kg |
CORES | Preto, preto/verde, preto/vermelho |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Multimoto Motor |