Contacto Kawasaki Z H2

Tenho a carta da Kawasaki Z H2: com um motor de quatro cilindros em linha de 998 cc sobre-alimentado que produz 200 cv, achas que consegues bater isto? E binário máximo? Desculpa, tem 150 Nm. Ganhei, obrigado.

Adam Child • Fotos Simon Lee

Tigre furioso, gatinho doméstico

No entanto apesar destes valores debitados pelo motor, a Z H2 é tudo menos uma moto de corrida, e esconde uma dupla personalidade. Esta ridiculamente agressiva H2 pode ser tão dócil quanto o amigável e velho cão à porta do café, que com uma aceleradela se vira de repente e nos morde na canela. Bem vindos ao Jekyll e Hyde do mundo das motos.  

Motor

Enquanto que os outros construtores parecem aumentar a cilindrada em busca de mais potência, a Kawasaki optou por uma diferente e viciante alternativa, a sobre- -alimentação. A primeira Kawasaki sobre-alimentada deste século, a H2 (e a H2R) apresentada no Qatar em 2015, era uma colossal declaração de intenções de 220 cv – eu sei, porque fui um dos primeiros fora da Kawasaki a conduzi-la.

A H2 foi depois refinada, acalmada e reformulada na H2 SX, uma sport touring papa-quilómetros, que apesar da complexa carenagem, tem muito em comum com a Z H2. A Z H2 usa o compressor com o rotor ‘equilibrado’ de Ø69 mm da SX para ajudar a oferecer um grande aumento de binário a baixos e médios regimes. Não se deixem enganar, eles não acrescentaram demasiada água ao malte escocês de qualidade, pois esta Z H2 duplica-vos o comprimento dos braços com meia aceleradela.

A potência máxima fica a apenas 3 cv do valor da superbike da Kawasaki, a ZX-10R, enquanto o binário máximo, entregue às 8500 rpm, 1000 rpm mais cedo do que na H2 SX, é de 137 Nm. E sim, o resultado é um empurrão instantâneo que é difícil de assimilar ao início. O pneu traseiro consegue encontrar muita aderência graças à sofisticada electrónica, por isso nós ficamos sentados à espera que a moto tente arrancar-nos os braços das articulações. Mas há o reverso da medalha.

(…)

O teste completo da Kawasaki Z H2 encontra-se na edição Nº 1481 da Motojornal, revista que pode adquirir em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1481/

 

 

Ficha Técnica

KAWASAKI Z H2
PREÇO  desde 18 390 €
MOTOR Quatro cilindros em linha, 4T, refrigeração por líquido, sobre-alimentado
DISTRIBUIÇÃO  Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
DIÂMETRO X CURSO  76 x 55 mm
CILINDRADA  998 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  200 cv/11 000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  137 Nm/8500 rpm
ALIMENTAÇÃO  Injecção electrónica, corpos Ø38 mm, sobre-alimentada
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo, deslizante
CAIXA  Seis velocidades
FINAL  Por corrente
QUADRO  Tipo treliça
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica Showa, Ø43 mm, totalmente ajustável, curso 120 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA  Sistema monoamortecedor, amortecedor Showa, curso 134 mm
TRAVÃO DIANTEIRO  Dois discos de Ø320 mm, pinças Brembo monobloco de 4 êmbolos de montagem radial, Cornering ABS
TRAVÃO TRASEIRO  Disco de Ø260 mm, pinça Nissin de 1 êmbolos, Cornering ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70 x 17
PNEU TRASEIRO  190/55 x 17
COMPRIMENTO MÁXIMO  n.d.
LARGURA MÁXIMA  n.d.
ALTURA DO ASSENTO  830 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1455 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  19 litros
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)  236 kg
CORES  Preto, preto/verde, preto/vermelho
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Multimoto Motor