TEXTO BRUNO REBELO • FOTOS JETS MARIVENT
Diversidade Acessível
A convite da Puretech, importador nacional da MITT, fomos até Toledo, na nossa vizinha Espanha, para conhecermos melhor esta nova marca, que nada mais é que a evolução da antiga GOES. Ao nosso dispor, tivemos toda a gama da MITT que se estende entre scooters, custom, desportivas e naked, sendo que estas últimas não tivemos oportunidade de testar, ficando a sua avaliação para breve já em território nacional.
Opções automáticas
São dois os modelos que compõem a gama MITT, no que a scooter diz respeito, através da 125RT e da 125 GTS. A RT destaca-se pelas linhas clássicas, que encontrou inspiração em modelos italianos. Equipada com um monocilíndrico a 4 tempos de refrigeração a ar, com 125 cc de capacidade e uma potência máxima de 6.5Kw às 7500rpm. O carácter fácil e prático está bem presente, com as pequenas jantes de 10” a conferirem-lhe uma boa agilidade, muito apreciada nos meios urbanos.
Na ciclística contamos com um disco na frente e tambor na roda traseira, uma altura do assento ao solo de apenas 685 mm e um peso contido de 102 kg, apresentando-se como uma boa solução para os recém chegados ao meio. Por baixo do assento conseguimos colocar um capacete jet e grelha de carga traseira. O motor é generoso, mas as recuperações são, naturalmente, lentas, requerendo tempo e espaço para voltar a recuperar fôlego. O painel de instrumentos é simples com a informação estritamente necessária . Já disponível no mercado pelo preço de 2300€. A 125GTS é uma scooter mais refinada, pensada para poder concorrer num segmento cada vez mais exigente, onde se nota-se um maior cuidado ao nível dos acabamentos. O motor é semelhante ao da RT, mas com 8.5kw de potência às 7.500 rpm.
Na frente conta com jante de 14” e um disco, estando na traseira instalada uma jante de 13” também com travão de disco. O assento é amplo para ambos os ocupantes, com o passageiro a contar com um confortável apoio lombar e por baixo deste podemos colocar até dois capacetes jet. O depósito de 12 litros de combustível assegura uma boa autonomia, principalmente para aqueles que convergem da periferia para as grandes cidades diariamente. Os 141 kg de peso em nada afectam o equilibrado desempenho dinâmico, onde se sente um motor muito disponível e um painel de instrumentos completo, que conjuga o digital com o analógico. A protecção aerodinâmica é boa e o vidro de origem cumpre a sua função. A curvar ficamos algo limitados devido aos apoios do descanso central, que facilmente tocam no asfalto. Uma das grandes vantagens em relação às principais concorrentes é o preço, que se fixa nos 3100€.