A elegância das linhas, aliada a uma grande polivalência, foram os ingredientes perfeitos para tornar a Medley num dos modelos Piaggio mais vendidos da actualidade. Além disso, as vantagens das jantes grandes começam a ser cada vez mais apreciadas no mercado português, bem como o conforto, a capacidade de carga e a tecnologia aplicada nestes modelos, em especial, nesta versão S.
O novo design apontou agora, nesta segunda geração da Medley, num caminho mais desportivo. O desenho elegante e luxuoso mostra agora uma faceta mais citadina.
A ergonomia foi optimizada para ambos os ocupantes, com o assento a apresentar-se mais confortável e a postura de condução mais natural e descontraída. Uma scooter que se sente muito ágil, com peso bem distribuído na frente e na traseira e com um baixo centro de gravidade.
A forquilha convencional dianteira tem bainhas de 33 mm e sem afinação, enquanto que na traseira, disponibiliza dois amortecedores com ajuste da pré-carga da mola. As jantes de 16” na frente e 14” atrás, estão calçadas com pneus Michelin Citygrip, com destaque para o traseiro, agora mais largo, contribuindo para maior estabilidade.
Novo motor i-get
Tirando partido de todo o conhecimento adquirido e do facto da Piaggio ter um dos mais avançados centros de desenvolvimento e pesquisa da Europa, consegue criar soluções dentro da sua própria casa, como é o caso da mais recente evolução da família de motores i-get, que ficam marcados pelas boas prestações, com emissões reduzidas e muito económicos.
O novo bloco, de um cilindro a 4T, é refrigerado a líquido, com injecção electrónica e uma potência máxima que se fixa nos 15 cv (11 kW) o máximo permitido por lei. Os 12 Nm traduzem-se em muita disponibilidade e o próprio design do motor contribui para a elegante estética final do conjunto.
Tal como na anterior geração, o sistema Start & Stop mantém-se como uma grande mais-valia (sistema este que pode ser activado ou desactivado através de um botão colocado no punho direito).
Quilómetros de elegância
Esta nova geração da Medley está disponível em duas versões, a base e a S, esta última, a versão por nós ensaiada. O primeiro contacto visual que travámos com ela foi de atracção imediata. Um conjunto bem conseguido com uma mescla muito interessante entre linhas moderna, elegantes, luxuosas, mas com traços atrevidos de uma adolescente desportista.
Sentámo-nos aos seus comandos, com uma postura correcta do corpo, embora com os braços descaídos, mas muito confortável. Estrado plano, com gancho porta-sacos, tablier generoso com tomada USB e depósito de combustível no estrado não deixam margem para dúvidas quanto ao caracter prático da Medley, bem como à vocação 100% citadina. Assento confortável e espaçoso para ambos os ocupantes e outra surpresa, a grande capacidade de armazenamento por baixo do assento. São 36 litros que equivalem a dois capacetes integrais! É obra!
As luzes LED, o novo painel de instrumentos digital, a grelha dianteira e até a grelha do radiador colocada no lado direito do motor, contribuem para uma qualidade de acabamentos muito particular.
Andar para a frente
Foi o que sentimos com esta nova geração do i-get oitavo-de-litro. Sente-se mais potente, cheio em toda a faixa de utilização e diz estar mais económico. Na verdade, sem qualquer restrição ou contemplação, fizemos uma média de 3,2 litros aos 100 km, mas a marca assegura que é possível baixar até aos 2,4 litros.
A velocidade de ponta fica-se pelos 114 km/h onde temos o corte de rotação, evitando assim exigir demais do motor, beneficiando a economia e, acima de tudo, a fiabilidade. O arranque pode perder para outros modelos, mas depois faz-se notar muito alegre e disponível, a subir de rotação muito rapidamente, com recuperações determinadas.
A Medley mostrou-se muito madura e também nos fez compreender melhor o porquê de ser um dos modelos mais desejados da gama actual da Piaggio.
O contacto da Piaggio Medley 125 encontra-se na edição Nº 1485 da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1485/
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