Texto Redacção • Fotos Rui Jorge
Ciclística e equipamento
Em termos de ciclística, não defraudou, oferecendo uma boa manobrabilidade e um desempenho dinâmico equilibrado. Em curva mostrou ser precisa e linear, revelando-se muito previsível quando se vai até aos limites de inclinação. Porém convém não abusar, sobretudo em curvas para a esquerda, pois o descanso central rapidamente toca no chão. A suspensão, ainda que abdique de algum conforto em prol de uma maior firmeza, proporciona a rigidez necessária para abordarmos as curvas com confiança.
Já no plano estético, a maior novidade reside na introdução de um painel de instrumentos totalmente digital, monocromático, retro iluminado a azul, que se revelou de boa legibilidade. Destacamos o pormenor introduzido no comutador das luzes, com uma função extra para a abertura do assento, embora se mantenha a existência da mesma função no canhão de ignição. Este, ao ser premido, permite desbloquear o assento que, ao ser levantado, dá acesso ao reservatório de combustível e deixa a descoberto um baú que permite a colocação de um capacete integral. Todavia, nem todos caberão, conforme pudemos comprovar.
Nas costas do painel frontal, surge um pequeno porta-luvas para a colocação de pequenos objetos pessoais e um prático gancho que permite escorar algum saco ou mochila que queiramos transportar junto aos pés, no piso plano.
Em suma, após percebermos quanto vale esta JET 14 125 LC ABS, estamos capazes de adivinhar uma luta mais cerrada entre esta e as suas mais diretas concorrentes.
Se até agora a líder Honda PCX 125 e Yamaha N-Max 125 têm levado a melhor no segmento, não será de estranhar que daqui para a frente este pódio conheça outras posições. Com um preço de 2649€ e uma garantia de 5 anos ou 100 mil quilómetros esta é, seguramente, uma escolha racional dentro do segmento. Já está disponível e é proposta nas cores: castanho mate; branco e preto.