Texto: Marcos Leal.
Em estrada e pista
Para os utilizadores de motos desportivas de estrada, os Battlax S21 da Bridgestone são pneus que garantem excelentes características numa utilização em estrada e acabam por ter um comportamento bom em pista. A empresa japonesa acaba de apresentar a evolução destes, os Battlax S22. Este são pneus que não substituem os S21, mas colocam-se acima destes na gama, oferecendo melhores características em todos os campos, sendo marcante as melhorias de aderência em piso seco.
Mas a Bridgestone tinha objectivos bem ambiciosos para o desenvolvimento do S22, como a melhoria da aderência em piso molhado, garantir um melhor tacto e passagem de informação, mais maneabilidade e velocidade em curva e manter ou melhorar a durabilidade e desgaste do pneu. Para atingirem estes objectivos, os técnicos da Bridgestone trabalharam é diferentes áreas. No desenho dos sulcos procuraram maior capacidade de drenagem, mantendo o máximo de rigidez de cada bloco. Uma nova estrutura do composto da borracha em termos moleculares e estrutura do piso com 3 e 5 camadas distintas (3LC e 5LC). No que respeita ao desenho dos sulcos no pneu, a área total que este cobrem, tanto na frente como na traseira, aumentou, em especial na zona mais exterior do pneu, no ombro.
Composto refinado
A construção do pneu dianteiro aposta mais uma vez na utilização de 3 zonas de borracha diferente, mais dura na parte central e macia nas duas zonas laterais para oferecer maior aderência em curva. A construção da carcassa continua a apoiar-se no uso da estrutura Monospiral Belt, que foi optimizado uma vez mais no desenvolvimento do S22.. No pneu traseiro a composição da área de contacto com o piso tem 5 zonas de diferentes borrachas, mais dura no centro e que se torna cada vez mais macia, para as zonas laterais e bordo.
De destacar que o novo composto de borracha utiliza moléculas de sílica de muito menor tamanho, o material, cerca de 25% mais, em contacto com a estrada a cada momento. Segundo dados da Bridgestone, este novos Battlax S22 conseguem oferecer um aumento da velocidade em curva em 15%, que significa uma melhoria de 1,2% no tempo por volta. Mas a maior diferença nos tempos por volta acaba por ser no molhado, onde os tempos por volta com uma BMW S1000RR na pista de teste da Bridgestone, melhoraram em 5% entre estes pneus e os S21.
Teste à chuva
Com alguma chuva, o dia que tivemos para testar os Bridgestone Battlax S22 no circuito de Jerez de la Frontera, acabou por ser perfeito pela variedade de condições encontradas ao longo da jornada. A primeira saída para pista fez-se no princípio da manhã, com a pista molhada e algum frio. A confiança da Bridgestone no S22 é tão grande que os levou a permitir-nos, senão mesmo aconselhar-nos, a rodar com o piso em condições muito particulares. Arrancámos primeiro atrás de um dos pilotos da marca com um ritmo que não foi baixo logo à saída das boxes. Ao longo da sessão o ritmo foi aumentando até a uma toada bastante elevada. Dos S22 pouco há a reclamar.
Acima de tudo destaca-se a confiança que transmitem, permitindo que se vá aumentado a rotação do acelerador. A frente comunica bem e garante que ganhemos á-vontade a cada curva que se faz. A primeira moto que usamos foi a GSX-R 1000 R, estava com o controlo de tração no nível 4 e fomos reduzindo até ao 2. Da frente nunca sentimos qualquer indicação de falta de aderência e com um contacto fi rme e que transmite boa informação do que se está a passar com a roda. A meio da manhã a pista fi cou quase seca e a saída fez-se de Kawasaki ZX10R SE.
As motos são partilhadas entre vários jornalistas e saí sem me preocupar muito de como a electrónica estava programada. Acabei por me encontrar em pista com o controlo de tração desligado, situação que descobri à saída da direita em direcção è recta antes da curva D Pepe. Nesta curva rápida, feita em aceleração, a traseira começou a escorregar mais que o esperado, um escorregar que é muito progressivo, felizmente, fácil de controlar. Esta é uma da melhores características deste Battlax S22, a forma como “comunica” connosco, com reacções suaves.
No seco
Na primeira sessão da tarde a escolha foi para a Kawasaki “636” para explorar as melhorias conseguidas na incisividade da frente e a velocidade de passagem em curva. O pneu dianteiro mostrou-se sempre muito fácil de colocar na trajectória, se bem que na ZX-6R se sentisse um tacto algo “macio” na forma como agarrava, muito provavelmente devido a uma afinação menos firme da forquilha. De qualquer forma conseguimos sempre manter as trajectórias definidas com facilidade, tendo é conta que este é um pneu mais focado no uso em estrada que em pista. Na segunda saída da tarde acabei por andar com a CBR 1000 RR e o pneu mantiveram o mesmo comportamento com excelente aderência e suave nas reações, no tacto e na forma como passam as informações.
A tracção é muita, sempre, mesmo com um pneu que ja apresentava um avançado estado de desgaste, resultado do muito esforço feito ao longo das 15 sessões já decorridas. A última sessão do dia ficou reservada para rodar com a novíssima BMW S1000RR com jantes de carbono montadas. Esta é sem dúvida a moto mais ligeira de pilotar presente neste teste, mesmo frente à ZX6R. Muito fácil e rápida de colocar em curva, permitiu ver a forma precisa como o pneu dianteiro nos permite traçar a trajectória.
Os Bridgestone S22 demonstraram-se sempre à altura do que lhes fomos exigindo, e tivemos mesmo algumas surpresas, considerando que este não é o pneu da gama Bridgestone mais indicado para ser usado de uma forma tão intensa em pista. As suas excelentes reacções no molhado deram-nos uma grande confiança, acreditando que são uma excelente opção para aqueles track-days de inverno em que não há certeza de ter pista totalmente seca. Acreditamos que em estrada todas estas características trabalham para nos dar uma condução muito mais confiante e segura.
Novos pneus de aventura
Igualmente novos para este ano são os Battlax AX41 e AX41S, unidades pensadas para um uso mais aventureiro. O Battlax Adventurecross AX41 é o novo pneu da Bridgestone da gama Trail Off – Road. O seu nome Adventurecross dá-nos a indicação da sua orientação, uma mistura do know-how da Bridgestone na gama trail on-road, com a tecnologia Battlax, e o mais recente desenvolvimento do desenho dos “tacos” do piso da gama off -road, dos Batt lecross. Segundo a Bridgestone foi usada a melhor tecnologia aplicada em produtos de estrada e motocross para criar o AX41. Este novo produto adopta um engenhoso desenho do bloco para garantir o bom desempenho em estrada e fora dela, com durabilidade e estabilidade.
O AX41S é a oferta da Bridgestone para o mundo das motos scrambler e café racer e proporciona a combinação perfeita entre design e eficácia. AX41S adopta as tecnologias mais recentes a nível do composto, um derivado directo da gama Bridgestone Sport-Touring, para garanti r todos os desempenhos necessários em estrada, tanto para uma scrambler personalizada graças ao seu desenho e desempenho.
Preços