Contacto UM Renegade Sport

A UM é uma marca relativamente recente, mas apostada em chegar às massas com uma vasta e variada gama de motos de 125 cc. Testámos a UM Renegade Sport.

Depois de termos visto as UM pela primeira vez quando foram originalmente apresentadas no Salão de Milão, a Multimoto – o importador nacional, facultou-nos agora a Renegade Sport para aquele que foi o nosso primeiro contacto com as motos desta marca.  E a primeira impressão é positiva. Contextualizando este modelo oitavo-de-litro no seu segmento e nível de preço, esta é uma proposta capaz de rivalizar com a rainha das 125 cc com caixa de velocidades em Portugal, a super-popular Keeway Superlight. Têm o mesmo preço, basicamente as mesmas características e até o mesmo estilo.

A UM faz questão de realçar as suas raízes americanas, patente não só no pequeno emblema com a bandeira dos EUA no guarda-lamas dianteiro com a inscrição ‘USA Originated’, mas também no design geral do modelo.

Fazendo parte da gama cruiser da UM, é uma custom clássica, onde não falta o farol redondo, o guiador largo e alto e até plataformas em vez dos mais convencionais pousa-pés para o condutor. O assento é de dois níveis e inclui encosto para o passageiro.

No caso da Renegade Sport, o motor usado é uma unidade de um cilindro refrigerado por ar, com as prestações possíveis num propulsor destas características, e que está perfeitamente enquadrado no segmento. Para aproveitar este ao máximo, a caixa de cinco velocidades tem relações curtas. Rapidamente chegamos à velocidade máxima em quinta, a rondar os 100 km/h.

Tal como a filosofia do modelo, o painel de instrumentos é redondo e possui apenas velocímetro, com um pequeno ecrã de cristais líquidos com o odómetro (total e parcial), nível de combustível e o indicador da mudança engrenada, e ainda algumas luzes avisadoras.

Em termos dinâmicos, a UM Renegade Sport cumpre as expectativas; as suspensões privilegiam o conforto, pelo que a sua taragem está mais para o macio.

Confessamos que ficámos um pouco de pé atrás ao olhar para os pneus Yuan Xing, mas pelo menos em piso seco não se portaram mal. A Renegade Sport tem jante de 17 polegadas à frente e de 15 atrás, e é relativamente ágil nas mudanças de direcção. O peso declarado é de 145 kg, e graças ao baixo centro de gravidade é bastante reactiva, sendo ideal para a utilização na cidade. O assento está a apenas 730 mm do solo, o que a torna acessível a qualquer motociclista, independentemente da estatura e/ou experiência.

A Renegade Sport não tem ABS, apenas travagem combinada. O sistema mostra-se pouco potente e com tacto vago, o que se torna mais evidente nas travagens súbitas.

De um modo geral a UM Renegade Sport tem os ingredientes para singrar no mercado nacional, especialmente na actual conjuntura. É uma moto com mecânica simples mas eficiente, com prestações à altura do segmento e sem presunções, com baixo consumo e preço acessível de 2390 euros.

Ficha Técnica

UM RENEGADE SPORT
PREÇO 2 390 €
MOTOR  Um cilindro, 4T, refrigeração por ar
DISTRIBUIÇÃO  Árvores de cames à cabeça, 2 válvulas
DIÂMETRO X CURSO  n.d.
CILINDRADA  125 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  9,7 cv/8000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  n.d.
ALIMENTAÇÃO  Injecção electrónica
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo
CAIXA  Cinco velocidades
FINAL  Por corrente
QUADRO  Berço desdobrado tubular
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica, Ø n.d., curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA  Dois amortecedores, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO  Disco de Ø280 mm, pinça de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO  Disco de Ø260 mm, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO  110/80 x 17
PNEU TRASEIRO  130/90 x 15
COMPRIMENTO MÁXIMO  2095 mm
LARGURA MÁXIMA  890 mm
ALTURA DO ASSENTO  730 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1410 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  13,5 litros
PESO (A SECO)  145 kg
CORES  castanho, preto ou verde
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Multimoto Motor Portugal

 

Fotos: Bruno Ribeiro