Depois de termos visto as UM pela primeira vez quando foram originalmente apresentadas no Salão de Milão, a Multimoto – o importador nacional, facultou-nos agora a Renegade Sport para aquele que foi o nosso primeiro contacto com as motos desta marca. E a primeira impressão é positiva. Contextualizando este modelo oitavo-de-litro no seu segmento e nível de preço, esta é uma proposta capaz de rivalizar com a rainha das 125 cc com caixa de velocidades em Portugal, a super-popular Keeway Superlight. Têm o mesmo preço, basicamente as mesmas características e até o mesmo estilo.
A UM faz questão de realçar as suas raízes americanas, patente não só no pequeno emblema com a bandeira dos EUA no guarda-lamas dianteiro com a inscrição ‘USA Originated’, mas também no design geral do modelo.
Fazendo parte da gama cruiser da UM, é uma custom clássica, onde não falta o farol redondo, o guiador largo e alto e até plataformas em vez dos mais convencionais pousa-pés para o condutor. O assento é de dois níveis e inclui encosto para o passageiro.
No caso da Renegade Sport, o motor usado é uma unidade de um cilindro refrigerado por ar, com as prestações possíveis num propulsor destas características, e que está perfeitamente enquadrado no segmento. Para aproveitar este ao máximo, a caixa de cinco velocidades tem relações curtas. Rapidamente chegamos à velocidade máxima em quinta, a rondar os 100 km/h.
Tal como a filosofia do modelo, o painel de instrumentos é redondo e possui apenas velocímetro, com um pequeno ecrã de cristais líquidos com o odómetro (total e parcial), nível de combustível e o indicador da mudança engrenada, e ainda algumas luzes avisadoras.
Em termos dinâmicos, a UM Renegade Sport cumpre as expectativas; as suspensões privilegiam o conforto, pelo que a sua taragem está mais para o macio.
Confessamos que ficámos um pouco de pé atrás ao olhar para os pneus Yuan Xing, mas pelo menos em piso seco não se portaram mal. A Renegade Sport tem jante de 17 polegadas à frente e de 15 atrás, e é relativamente ágil nas mudanças de direcção. O peso declarado é de 145 kg, e graças ao baixo centro de gravidade é bastante reactiva, sendo ideal para a utilização na cidade. O assento está a apenas 730 mm do solo, o que a torna acessível a qualquer motociclista, independentemente da estatura e/ou experiência.
A Renegade Sport não tem ABS, apenas travagem combinada. O sistema mostra-se pouco potente e com tacto vago, o que se torna mais evidente nas travagens súbitas.
De um modo geral a UM Renegade Sport tem os ingredientes para singrar no mercado nacional, especialmente na actual conjuntura. É uma moto com mecânica simples mas eficiente, com prestações à altura do segmento e sem presunções, com baixo consumo e preço acessível de 2390 euros.
Ficha Técnica
UM RENEGADE SPORT | |
PREÇO | 2 390 € |
MOTOR | Um cilindro, 4T, refrigeração por ar |
DISTRIBUIÇÃO | Árvores de cames à cabeça, 2 válvulas |
DIÂMETRO X CURSO | n.d. |
CILINDRADA | 125 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 9,7 cv/8000 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | n.d. |
ALIMENTAÇÃO | Injecção electrónica |
EMBRAIAGEM | Multidisco em banho de óleo |
CAIXA | Cinco velocidades |
FINAL | Por corrente |
QUADRO | Berço desdobrado tubular |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Forquilha telescópica, Ø n.d., curso n.d. |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Dois amortecedores, curso n.d. |
TRAVÃO DIANTEIRO | Disco de Ø280 mm, pinça de 2 êmbolos |
TRAVÃO TRASEIRO | Disco de Ø260 mm, pinça de 1 êmbolo |
PNEU DIANTEIRO | 110/80 x 17 |
PNEU TRASEIRO | 130/90 x 15 |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2095 mm |
LARGURA MÁXIMA | 890 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 730 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1410 mm |
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO | n.d. |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 13,5 litros |
PESO (A SECO) | 145 kg |
CORES | castanho, preto ou verde |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Multimoto Motor Portugal |
Fotos: Bruno Ribeiro