Texto Rodrigo Castro • Fotos Yamaha
Míssil Azul
Em 1998 pode-se dizer que a Yamaha reinventou tudo aquilo que dávamos por adquirido no motocross com o lançamento da YZ 400. Se desde os finais dos anos 70 que as motos a quatro tempos estavam praticamente votadas ao abandono, pelo facto de serem demasiado pesadas, muito complicadas em termos mecânicos e necessitarem do dobro da cilindrada para estarem ao mesmo nível de uma dois tempos em termos de prestações, isso tudo mudou com a YZ 400 a primeira moto de válvulas com um motor evoluído em termos tecnológicos.
Nesta altura as motos de mistura tinham atingido um patamar de desenvolvimento elevado mas que estagnou. Melhores prestações implicavam termos motos difíceis de pilotar, cuja potência era transmitida ao solo de forma brusca e por vezes brutal. Com a YZ 400 os seus utilizadores passaram a controlar a forma como a potência era transmitida ao solo com um motor suave, quase eléctrico em termos de sensações. Em 2010 a Yamaha concebeu um motor totalmente novo conseguindo logo à partida e no papel, aproximar o bloco do centro de gravidade da moto.