Coronavírus já ‘infectou’ mercado nacional

Segundo os dados compilados pela ACAP, o mercado nacional caiu abruptamente em Março, especialmente nos últimos 10 dias do mês, depois de declarado o estado de emergência no país.

Inevitavelmente, as vendas de veículos de duas rodas em Portugal foram afectadas pela pandemia, com o mercado a cair em Março.

Com grande parte da população portuguesa confinada em casa desde meados de Março, e com todas as medidas tomadas devido à COVID-19, as vendas de motos caíram no terceiro mês do ano.

Em Março a quebra nas motos com mais de 50 cc foi de 27,3% face ao mesmo mês do ano passado; nos ciclomotores (<50 cc) a quebra foi de 32,6%. Segundo a ACAP, a principal quebra deu-se nos últimos 10 dias do mês, que registaram uma descida de 73% face ao mesmo período do ano passado.

Esta quebra acentuada do mercado em Março acabou por afectar o acumulado do primeiro trimestre de 2020, em que a tendência continuava a ser de crescimento.

Assim, entre Janeiro e Março deste ano, registaram-se 5803 motociclos, o que representa uma quebra de 2,1% face ao primeiro trimestre de 2019. A maior qued aregistoou-se nas motos acima de 125 cc, 2,9%, enquanto que as 125 perderam 1,1% face aos primeiros três meses do ano passado.

Nos ciclomotores registaram-se 341 unidades até Março, menos 13,9% do que no mesmo período do ano passado.