InícioNotíciasCredores aceitam plano de reestruturação e KTM AG sobrevive!

Credores aceitam plano de reestruturação e KTM AG sobrevive!

Na reunião de credores da KTM AG realizada esta terça-feira foi aprovado o plano de reestruturação. Produção recomeça em março.

-

A KTM AG começa a respirar de alívio! Isto porque realizou-se esta terça-feira, 25 de fevereiro, a muito antecipada reunião de credores da marca austríaca. Em cima da mesa estava um plano de reestruturação que procurava ir ao encontro das pretensões dos credores, e permitir assim que a marca de Mattighofen sobreviva.

Depois de uma longa reunião, a boa notícia chegou: o plano de reestruturação foi aprovado pelos credores, e a KTM AG vai mesmo sobreviver!

A grande novidade, ou melhor, confirmação, pois já se sabia qual era o primeiro passo do plano de reestruturação, é o recomeço da produção de motos nas instalações austríacas. A produção recomeça em meados de março, sendo um processo progressivo antes de tudo regressar à ‘normalidade’.

Para permitir que isto se concretize, os credores vão receber já 30% das suas reclamações em dinheiro, um valor que atinge os 548 milhões de euros.

- PUBLICIDADE -

ktm ag

Este valor terá de ser entregue na íntegra ao administrador da reestruturação até à data limite de 23 de maio de 2025. O tribunal irá depois confirmar a entrega do dinheiro no início de junho, altura em que o processo de reestruturação agora aprovado pelos credores ficará legalmente concluído.

Por outro lado, a KTM AG teve de garantir que consegue reunir no imediato 50 milhões de euros para permitir o recomeço da produção de motos em Mattighofen.

No comunicado de imprensa divulgado há momentos pelo Pierer Mobility Group após a reunião de credores, é referido que esse valor foi garantido por “um conjunto alargado de acionistas”.

No entanto, quem foram os acionistas não foi divulgado oficialmente. Porém, o jornal indiano The Hindu revela que a Bajaj Auto, que detém 49% da KTM AG, foi um dos acionistas que avançou com o dinheiro, sendo que há informações de que a CFMoto e a FountainVest também estão ligadas a este ‘empréstimo’.

- PUBLICIDADE -

Não se sabe, de momento, em que posição fica a BMW Motorrad. Recordamos que a marca alemã, de acordo com informações que chegaram à esfera pública nos últimos dias, conforme a Revista Motojornal aqui explica em maior detalhe , terá entrado na ‘corrida’ para adquirir a KTM AG, numa iniciativa que significaria alterar por completo a existência da marca austríaca conforme a conhecemos.

Aqui fica o comunicado de imprensa da Pierer Mobility Group sobre a KTM AG

“Na reunião do plano de reestruturação de hoje, os credores aceitaram o plano de reestruturação apresentado pela KTM AG. Este plano prevê que os credores recebam uma quota em dinheiro de 30% dos seus créditos sob a forma de pagamento único (quota em dinheiro). Para cumprir a quota de 30%, a KTM AG deve depositar um montante de 548 milhões de euros junto do administrador da reestruturação até 23 de maio de 2025, o mais tardar. O tribunal confirmará então o plano de reestruturação no início de junho de 2025 e o processo de reestruturação da KTM AG terminará assim que se tornar juridicamente vinculativo.

Para permitir que a produção volte a aumentar gradualmente a partir de meados de março de 2025, a KTM AG receberá recursos financeiros totalizando 50 milhões de euros provenientes do círculo alargado de acionistas. Com a aprovação do plano de reorganização, este montante será agora transferido para a KTM AG para cobrir os custos do recomeço faseado da produção em março de 2025. A utilização total planeada da capacidade das quatro linhas de produção em operação de turno único deverá ser alcançada dentro de três meses. O aumento da produção será compreensivelmente um processo constante. A plena utilização da capacidade das quatro linhas de produção em operação em turno único deve ser alcançada em três meses a partir do momento em que o processo se tornar juridicamente vinculativo”.

ktm ag

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -