Quem fala mais ao telefone? Nós ou eles?
Sim, as mulheres gostam de falar. Sim, as mulheres gostam de falar, umas com as outras, horas a fio, sobre qualquer assunto. Desde os meus tempos de adolescência que tenho o hábito de falar ao telefone com as minhas amigas.
Cada vez que pego no telefone e digo que vou ligar à Vânia (uma amiga de infância), os comentários cá em casa são: “Ok, a mãe vai desaparecer durante uma hora”, “O quê? A mãe está ao telefone com a Vânia? Então, esquece!” ou mesmo, “Mas a mãe não falou com a Vânia ontem?”. E outros comentários semelhantes. O João não entende (diz ele) como é que eu consigo estar tanto tempo ao telefone e que consiga ter assunto que dê para aguentar uma hora de conversa.
Ora bem, eu diria que esta capacidade, (chamemos-lhe assim), não é exclusiva das mulheres. Outras serão, seguramente, mas não esta. Porque a questão que aqui se coloca é se os homens serão assim tão diferentes das mulheres, quando o assunto entre eles é motos? A resposta é: Não! E digo-vos porquê.
Estava o João no outro dia ao telefone com o Bessa (o assunto era motos, claro!) e quando desligou teve o seguinte comentário: “O quê? 45 minutos ao telefone? Parecemos umas gajas!”. Ah, pois é! E atenção que a observação foi dele, não foi minha.
Ou seja, no que respeita a conseguir estar horas a fio a falar sobre motos, (e provavelmente de outros assuntos também), os homens não são assim tão diferentes das mulheres. Tal como as mulheres conseguem estar horas a falar sobre vestidos, sapatos, malas ou filhos, também os homens conseguem estar horas a falar sobre carenagens, monobraços, jantes, escapes, cilindradas, forquilhas, suspensões, manómetros e frases do género: “Fica mesmo bonita vista deste lado (direito)”, “Olha-me só para este escape”, “O monobraço fica-lhe a matar”.
Mais vos digo, aquela conversa dos homens não saberem distinguir bem as cores, é tudo uma farsa. Ouçam-nos a comentar as cores das motos e depois digam-me a vossa conclusão. Não só sabem os tons todos, como vão ao detalhe de ser um azul acinzentado baço ou um vermelho vivo brilhante, com uma risca branca que vai combinar com a suspensão em amarelo, que pode, ou não, combinar com as jantes douradas! É que até sabem o que é que combina com o quê! Incrível! Mas se lhes perguntarmos se a nossa roupa combina com os sapatos, fazem uma cara como se estivéssemos a falar chinês! E teimam em dizer que a nossa camisola é azul escura quando todos sabemos que é preta! Mas na cor da moto não se enganam eles!
Portanto, da próxima vez que me disserem que os homens não gostam de falar ao telefone, que terminam a conversa em 5 minutos ou que não têm opinião sobre cores, eu gravo uma conversa do João com o Bessa e talvez mudem de opinião. Isto claro, enquanto eu falo com a Vânia ao telefone, durante o tempo que ambas acharmos necessário. Seja lá o que isso for!
Até à próxima e Boas Voltas!