Cruise Control Activo nas BMW em breve

A BMW tem estado a trabalhar em sistemas de ajuda à condução, e em breve vai implementar o cruise control activo nas suas motos.

A BMW Motorrad promete que em breve (modelos de 2021, talvez?) as suas motos virão equipadas com Cruise Control Activo (ACC).

O cruise control activo é algo que já é vulgar na indústria automóvel, mas que ainda não chegou às motos. Depois de a KTM ter prometido este (e outros) sistema para 2021, agora é a vez da BMW.

O que o cruise control activo faz é – para além de manter a velocidade estabilizada – manter uma distância mínima pré-estabelecida para o veículo da frente, sem ser necessária a intervenção do condutor.

Quando a moto se aproxima da viatura à sua frente, esta é detectada por sistema de radar; automaticamente reduz a velocidade para não se aproximar mais do que a distância previamente determinada pelo condutor. Para isso pode simplesmente desacelerar ou, se for necessário, trava. Este sistema, que foi desenvolvido em parceria com a Bosch, prevê a manobra de ultrapassagem. Quando o condutor liga o ‘pisca’ da esquerda, a moto começa a acelerar, e quando determina que já não tem ninguém à frente, regressa à sua velocidade de cruzeiro anteriormente estabelecida.

Funcionamento em curva

O sistema tem dois modos à escolha do condutor, um mais confortável, outro mais dinâmico. O que muda é a intensidade das desacelerações e acelerações no funcionamento do sistema.

Para além disso, o ACC da BMW também funciona em curva. A velocidade é automaticamente reduzida ao ser detectado um determinado ângulo de inclinação; neste caso, as desacelerações e acelerações são limitadas, de modo a manter a estabilidade e não perturbar o condutor com reacções bruscas. A BMW reforça que este é um sistema de ajuda à condução, e a responsabilidade da manobra é sempre do condutor, permitindo-lhe intervir a qualquer altura.

 

O sistema funciona apenas com viaturas em movimento; ou seja, não reage a veículos parados, como por exemplo no final de um ‘engarrafamento’ ou num semáforo. Nestes casos tem que ser o condutor a parar a moto.