Pela segunda vez este ano, o Dakar viu uma etapa cancelada devido a previsões meteorológicas adversas.
Após a etapa realizada entre Tupiza e Salta ter sido cancelada, sucedeu o mesmo para aquela que se iria realizar hoje, entre as localidades de Fiambalá-Chilecito-San Juan. Segundo o comunicado emitido pela organização, da qual Marc Coma é o director, refere “após analisarmos as condições para as motos e os quais, depois uma primeira alteração da etapa realizada ontem, e de termos consultado os concorrentes no bivouac em Fiambala, a direcção de prova tomou a decisão de cancelar a 12ª especial para as motos e os quads”. Assim sendo, os concorrentes irão partir de San Juan, para iniciarem a Etapa 13 às 6h da manhã locais, sendo que esta se realizará entre San Juan e Córdoba.
Na classificação geral até ao momento, encontra-se o australiano Toby Price em KTM, seguindo-se Kevin Benavides da Honda, Antoine Meo da KTM, Ricky Brabec em Honda, Matthias Walkner na KTM, Gerard Guell na KTM, Johnny Aubert na GasGas, Juan Garcia na Sherco, Oriol Mena numa Hero e Jose Ignacio Florimo em Honda.
Laia Sanz é a primeira na categoria das senhoras, enquanto o português Fausto Mota encontra-se no 43º posto na sua Alfer PKL.