Rali Dakar 2024: Sam Sunderland, Daniel Sanders e GASGAS preparados

A dupla da Red Bull GASGAS Factory Racing, Sam Sunderland e Daniel Sanders, está pronta para o Rali Dakar 2024.

GASGAS Dakar 2024

O Dakar está prestes a começar, e a dupla da Red Bull GASGAS Factory Racing, composta por Sam Sunderland e Daniel Sanders, não poderia estar mais entusiasmada por enfrentar o rally-raid mais exigente do mundo. Os dois pilotos da GASGAS já têm uma história no prestigiado evento, com Sam a ser um vencedor por duas vezes e Daniel a ficar muito perto do pódio geral no seu primeiro Dakar em 2021. Depois de uma temporada desafiadora em 2023, ambos estão prontos para mais uma corrida neste rali implacável.

GASGAS Dakar 2024

À procura de um arranque positivo em 2024, Sunderland e Sanders estão ansiosos por enfrentar o desafio do Rali Dakar. Nas últimas semanas, os pilotos das RX 450F têm estado em testes com a equipa na América, em preparação para a 46ª edição da corrida. Com as configurações das motos afinadas, a concentração está agora totalmente voltada para chegar à Arábia Saudita e iniciar a competição.

Leia também – A Red Bull KTM Factory está pronta para lutar por nova vitória

Juntamente com Sam, a equipa está a encerrar um período desafiador em 2023. O Dakar 2024 representa um novo começo e outra oportunidade para Sam conquistar a sua terceira vitória neste evento exaustivo. Com uma vasta experiência no Dakar, esta será a 11ª vez que Sam alinha na competição, e a expectativa é que o britânico esteja na dianteira desde o primeiro dia, graças ao seu conhecimento aprofundado sobre como vencer este rali.

A última temporada foi, sem dúvida, uma época de altos e baixos para o colega de equipa de Sam, Daniel Sanders. Após conquistar o sétimo lugar no Dakar, o australiano determinado venceu a sua primeira etapa do Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIM no Rali de Sonora, em abril. Infelizmente, apenas algumas semanas depois, uma lesão na perna colocou um ponto final na sua temporada. A boa notícia é que Daniel está de volta à sua GASGAS, quase a 100% de forma, e ansioso pelo próximo desafio do Dakar.

Sam Sunderland

Sam Sunderland: “Foi ótimo passar algum tempo na América a dar os últimos retoques nos preparativos para o Dakar 2024 e tudo correu muito bem. Durante os testes com a equipa estamos sempre a trabalhar arduamente para encontrar os mais pequenos detalhes para melhorar as coisas com a moto e penso que em janeiro seremos recompensados pelos nossos esforços. Sinto-me muito bem e cheio de motivação depois de algum trabalho árduo, que vou continuar até à partida para a Arábia Saudita. Estou entusiasmado com a corrida e penso que vamos fazer uma boa corrida este ano!”

Daniel Sanders

Daniel Sanders: “Temos feito em alguns testes e treinos na América para nos prepararmos para a corrida e tudo tem corrido bem! Já passaram seis meses e meio desde que parti o fémur – uma recuperação bastante longa, pois foi uma fratura grave e a recuperação não estava a correr como planeado. Fui operado rapidamente no final de outubro, pelo que as últimas seis semanas têm sido muito melhores e tenho conseguido subir para a mota para fazer um mês de treino. Parece que a primeira semana do Dakar vai ser difícil, com etapas muito longas, pelo que a resistência será a chave, bem como ter a melhor configuração da mota para poupar energia. O plano é começar com calma e ganhar gradualmente mais confiança e velocidade. Estar muito tempo com a equipa nos últimos tempos tem sido muito positivo e motivador e ajudou-me a recuperar a confiança. Espero que a minha sorte mude em 2024 e que eu tenha um bom Dakar, depois de um percurso difícil nos últimos dois anos.”

Andreas Hölzl – Diretor da Equipa de Rali: “Depois do último teste nos EUA, os rapazes parecem muito confiantes e bem preparados para o Dakar! O Sam está em forma, está confiante na mota e satisfeito com a sua configuração. E com as suas capacidades e experiência no Dakar, ele está a ir muito bem. Finalmente, temos o Daniel de volta após a sua longa recuperação, ele parece promissor e também conhece bem o Dakar, por isso deve ser rápido! Do ponto de vista técnico, estamos bem preparados e demos alguns passos importantes. Está tudo a correr como deve ser, por isso estamos prontos para partir!”

GASGAS Dakar 2024

O Rali Dakar 2024 tem início a 5 de janeiro de 2024 com 14 etapas através do deserto da Arábia Saudita para terminar a 19 de janeiro. A edição deste ano inclui uma nova “Chrono Stage” de 48 horas e 584 km, em que os concorrentes serão divididos em oito bivouacs diferentes durante a noite. Está a preparar-se para ser o Dakar mais difícil de sempre!