Rali Dakar 2024 – A Red Bull KTM Factory está pronta para lutar por nova vitória

A Red Bull KTM Factory vai contar com dois pilotos à partida para o Rali Dakar 2024. Toby Price e Kevin Benavides serão dois candidatos à vitória.

rali dakar 2024

O Rali Dakar 2024 está cada vez mais próximo de levar todos os pilotos e equipas, sem esquecer os fãs, bem para o interior do coração do deserto na Arábia Saudita. E quando estamos a menos de um mês do arranque da 46ª edição da maior e mais longa prova de todo-o-terreno do mundo, as equipas, como a Red Bull KTM Factory, fazem as suas apresentações e revelam os objetivos para a prova que acontece de 5 a 19 de janeiro.

Para a Red Bull KTM Factory, esta será mais uma edição onde os seus pilotos estarão entre os candidatos à vitória final, mas também nas etapas.

Para a equipa oficial do construtor austríaco, o Rali Dakar 2024 não começou da melhor forma. Tudo porque, conforme a Revista MotoJornal já aqui lhe contou com todos os detalhes em momento oportuno, o piloto austríaco Matthias Walkner está fora de ação fruto das múltiplas fraturas na perna esquerda.

Walkner sofreu as lesões na sequência de uma queda forte na derradeira sessão de treinos com a Red Bull KTM Factory nos Estados Unidos, e estará fora da competição por um período prolongado.

Assim, a equipa não estará naquilo que poderíamos dizer que seria a sua máxima força, estando então reduzida a dois pilotos: Kevin Benavides e ainda Toby Price.

rali dakar 2024O argentino de 34 anos não está ainda a 100% em termos físicos. O vencedor do Rali Dakar em 2023, tal como Walkner, sofreu uma queda nos treinos nos Estados Unidos, tendo-se lesionado, mas, aparentemente, conseguindo recuperar a tempo de lutar pela revalidação da vitória na prova saudita.

Aproveitando estes últimos dias de repouso e recuperação, Kevin Benavides refere que “O Dakar significa tudo para mim. Este ano foi especial porque ganhei com a KTM e tive a honra de lutar até ao fim com o meu companheiro de equipa. O resto deste ano foi muito difícil. Fiquei cheio de confiança depois da vitória no Dakar, mas a fratura do fémur no início da temporada, seguida do pulso mais tarde, significou que não tive muito tempo de corrida com a moto. Nos bastidores, treinei o máximo que pude para recuperar a minha condição física e a minha força mental, mas foi um ano difícil, com certeza. Agora, a caminho de um novo ano e de um novo Rali Dakar, quero mesmo deixar 2023 para trás e lutar pela vitória mais uma vez. Sei que tenho o que é preciso, só precisamos de passar por isto sem contratempos e devo estar mesmo na luta até ao final da corrida. Faltam apenas algumas semanas para o início e mal posso esperar para começar!”.

Ao lado do vencedor de 2023 estará o sempre rápido e muito experiente Toby Price. O australiano, que perdeu a vitória na passada edição do Rali Dakar para o seu companheiro de equipa, ficando a 43 segundos dessa vitória, parece estar em grande forma.

Fechou a temporada com uma vitória impressionante no Rali de Marrocos, e nesta que será a sua décima participação no Rali Dakar, Toby Price espera ser ele a oferecer à Red Bull KTM Factory a vitória final:

“O Rali Dakar 2024 será o meu 10º e o meu nono na equipa de fábrica da KTM. Dos nove que fizemos juntos, consegui subir ao pódio em seis, o que é incrível quando se pensa no quão difícil é a corrida e como é difícil chegar ao final. Consegui dois primeiros lugares, um segundo e três terceiros. Conseguir outra vitória na minha décima tentativa seria incrível. O Dakar é uma corrida como nenhuma outra. Certamente, pilotar é um trabalho árduo, divertido e esgotante, mas adoro a forma como todos se unem para completar a corrida. O Dakar é como a minha segunda família, por isso é sempre bom ver toda a gente, preparar-me para a corrida e recuperar o meu lado competitivo. Estou bem fisicamente e a moto é boa – estamos definitivamente prontos para correr o Rali Dakar 2024”, refere Toby Price.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Rali Dakar 2024. A não perder!