Rali Dakar 2024 – Matthias Walkner fora de ação após lesionar-se em treinos

Matthias Walkner desfalca a Red Bull KTM Factory durante o próximo Rali Dakar 2024. O austríaco sofreu múltiplas fraturas na perna esquerda.

A cerca de um mês do arranque da próxima edição do Rali Dakar 2024, a equipa Red Bull KTM Factory sofreu um duro golpe nas suas aspirações e estratégia para a prova a disputar na Arábia Saudita. Tudo porque o austríaco Matthias Walkner, vencedor do Rali Dakar em 2018, sofreu múltiplas fraturas na perna esquerda e está assim fora d ação.

Tudo aconteceu no passado dia 5 de dezembro durante uma sessão de treinos da Red Bull KTM Factory nos Estados Unidos, tendo Matthias Walkner sofrido uma queda, sendo prontamente assistido e transportado para o hospital em Palm Springs, onde confirmaram-se as piores previsões.

O austríaco sofreu fraturas na tíbia, perónio e também no tornozelo.

Para ajudar a recuperar, Walkner já foi submetido a uma primeira cirurgia no hospital americano onde lhe foi colocado um fixador na perna esquerda de forma estabilizar as múltiplas fraturas. Porém, vai ter de ser submetido a mais cirurgias, a segunda já na Áustria, de acordo com as previsões, e que será realizada assim que o inchaço na perna começar a diminuir.

Para a Red Bull KTM Factory, uma das equipas mais fortes do Rali Dakar e que está sempre na luta pelas vitórias à partida da maior e mais dura prova “off road” do mundo, estes dias de treinos nos Estados Unidos até podiam ter sido ainda piores.

Para além da queda e consequentes lesões de Matthias Walkner que o deixam de fora do Rali Dakar 2024, também o vencedor da edição de 2023, Kevin Benavides, sofreu uma queda neste treino americano, no dia 3 de dezembro, e também se lesionou na perna esquerda.

Porém, Kevin Benavides não estará, pelo menos de acordo com as indicações médicas e informações oficiais reveladas pela equipa Red Bull KTM Factory, impedido de defender a sua vitória na edição 2023 do Dakar, pelo que o próximo mês será de repouso para o piloto argentino que será um dos fortes candidatos à vitória em 2024.

Andreas Hölzl, responsável desportivo pela equipa de rali da KTM, refere que “Foram dias muito difíceis para a equipa nos Estados Unidos. Os treinos para o Dakar correram muito bem, com todos os pilotos a trabalharem muito. Kevin lesionou a perna no domingo passado, mas felizmente não foi tão mau. Esperamos que ele esteja de volta à plena forma no Dakar. Na segunda-feira, o Matthias sofreu uma queda forte durante o treino, que resultou em diversas fraturas. A cirurgia correu muito bem e colocaram um fixador na perna esquerda para ajudar na recuperação. Mas ele precisará de mais cirurgias, assim que o inchaço começar a diminuir. Obviamente, estes dois incidentes foram um duro golpe para a equipa, mas continuaremos a olhar em frente e a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos o mais fortes possível no Dakar. Toda a equipa deseja ao Matthias e ao Kevin uma recuperação rápida e completa!”.

O Rali Dakar disputa-se de 5 a 19 de janeiro, e terá novamente como cenário o deserto da Arábia Saudita.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!